Banner Portal
Resolución de problemas y construcción conjunta de conocimientos en el habla en interacción en un escenario de desarrollo tecnológico
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Solución de problemas
Construcción conjunta del conocimiento
Interacción

Cómo citar

KANITZ, Andréia; GARCEZ, Pedro de Moraes. Resolución de problemas y construcción conjunta de conocimientos en el habla en interacción en un escenario de desarrollo tecnológico. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 2, p. 1259–1287, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8657848. Acesso em: 19 may. 2024.

Resumen

Con el fin de calificar los momentos de construcción conjunta del conocimiento, describimos aquí la actividad de interacción de la resolución de problemas en un escenario de desarrollo de tecnología de punta, donde, a diferencia de las aulas, no hay nadie que tenga los conocimientos requeridos de antemano. Examinamos un segmento de resolución de problemas, representativo del conjunto de instancias identificadas en un corpus de 60 horas de grabaciones audiovisuales generadas en un laboratorio tecnológico destinado a la producción de materiales biomédicos. La actividad de resolución de problemas se describe como un caso de interacción en el que hay un obstáculo que superar por todos los participantes involucrados en la interacción. Ante los problemas y la inminente necesidad de resolverlos, los participantes se dedican a la labor de construcción conjunta del conocimiento, y esta construcción es observable en las acciones que los propios participantes llevan a cabo con el fin práctico de reanudar las actividades que han estado llevando a cabo. Este examen situado de la experiencia vivida de la producción conjunta de conocimientos puede servir como referencia para proyectos de trabajo y aprendizaje en pedagogías activas.

PDF (Português (Brasil))

Citas

ABELEDO, M. de la O L. 2008. Uma compreensão etnometodológica da aprendizagem de língua estrangeira na fala-em-interação de sala de aula. Porto Alegre, RS. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 217 pp.

ABELEDO, M. de la O. L. et al. 2014. Uma compreensão etnometodológica de aprendizagem e proficiência em língua adicional. Trabalhos em Linguística Aplicada. v. 53, n. 1, p. 131-144. https://doi.org/10.1590/S0103-18132014000100007

ANTAKI, C. 2006. Producing a ‘cognition’. Discourse Studies. v. 8, nº 1, pp. 9-15.

ATKINSON, J. M.; HERITAGE, J. 1984. Structures of social action. Cambridge: Cambridge University Press/Editions de la Maison des Sciences de l'Homme, 446 pp.

BRASSAC, C.; FIXMER, P.; MONDADA, L.; WINCK, D. 2008. Interweaving objects, gestures, and talk in context. Mind, Culture, and Activity. v. 15, nº 3, pp. 208-233.

BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. 2008. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores do ensino fundamental e médio. 2ª. ed, Porto Alegre, Artmed, 200 pp.

FRANK, I. 2010. Constituição e superação de momentos desconfortáveis em sequências de convites à participação: a construção do engajamento na fala-em-interação de sala de aula. Porto Alegre, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 170 pp.

GARFINKEL, H. 1967. Studies in ethnomethodology. Englewood Cliffs, Prentice Hall, 2888 pp.

GARCEZ, P. M. 2006. A Organização da fala-em-interação na sala de aula: controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento. Calidoscópio, v. 4, n.1, p. 66-80.

GARCEZ, P. M. 2008. A perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica sobre o uso da linguagem em interação social. In: LODER, L.; JUNG, N. (Org.). Fala-em-interação social: Introdução à Análise da Conversa Etnometodológica. Porto Alegre: Mercado de Letras, 2008. p. 17-38.

GARCEZ, P. M. 2010. Fala-em-interação e comunidades de aprendizagem. Projeto de pesquisa submetido ao CNPq para renovação de Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Manuscrito inédito. Porto Alegre: UFRGS.

GARCEZ, P. M.; SALIMEN, P. G. 2011. Pedir e oferecer ajuda para “fazer aprender” em atividades pedagógicas de encenação na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional. In: BARCELOZ, A. M. (Org.). Linguística Aplicada: Reflexões sobre ensino e aprendizagem de Língua Materna e Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 2011. p. 97-117.

GARCEZ, P. M.; FRANK, I.; KANITZ, A. 2012a. Interação social e etnografia: sistematização do conceito de construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação de sala de aula. Calidoscópio. v. 10, n. 2, p. 211-224. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.102.08>. Acesso em: 20 mai. 2020.

GARCEZ, P. M.; FRANK, I.; KANITZ, A. 2012b. Produção conjunta de conhecimento em um cenário de desenvolvimento de tecnologia. Veredas, v. 16, n. 1. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2012/10/Art-12-Garcez-Frank-e-Kanitz-final-10.05.12formatado.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.

GOODWIN, C. 1994. Professional vision. American Anthropologist, v. 96, nº 3, pp. 606-633.

GOODWIN, C. 1997. The blackness of black: Color categories as situated practice. In: L. RESNICK, L.; R. SÄLJÖ; C. PONTECORVO; B. BURGE (orgs.), Discourse, tools and reasoning: Essays on situated cognition. New York, Springer-Verlag, pp. 111-40.

HERITAGE, J. 1984. Garfinkel and ethnomethodology. Cambridge: Polity Press, 1984.

HINDMARSH, J.; REYNOLDS, P.; DUNNE, S. 2011. Exhibiting understanding: The body in apprenticeship. Journal of Pragmatics. v. 43, nº 2, pp. 489-503.

KANITZ, A. 2013. Resolução de problemas e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação em cenário de desenvolvimento tecnológico. 2013. 184 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2013.

KANITZ. A.; FRANK, I. 2014. Aprendizagem enquanto produção conjunta de conhecimento: avançando projetos e alcançando entendimentos satisfatórios na fala-em-interação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 1, p. 111-140. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982014005000001

KOSCHMANN, T.; LEBARON, C.; GOODWIN, C.; FELTOVICH, P. 2011. ‘‘Can you see the cystic artery yet?’’ A simple matter of trust. Journal of Pragmatics. v. 43, n. 2, pp. 521-541.

LODER, L. L. 2006. Investindo no conflito: a correção pelo outro construindo discordâncias agravadas. Porto Alegre, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 157 pp.

LODER, L. 2008. O modelo Jefferson de transcrição: convenções e debates. In: L. L. LODER; N. M. JUNG (org.), Fala-em-interação social: introdução à análise da conversa etnometodológica. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp. 127-162.

LODER, L. L.; JUNG, N. M. (org.). 2008 Fala-em-interação social: introdução à análise da conversa etnometodológica. Campinas, SP: Mercado de Letras.

ROGOFF, B. 2003. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre, Artmed, 355 pp.

SACKS, H.; SCHEGLOFF, E. A.; JEFFERSON, G. 2003. Sistemática elementar para a organização da tomada de turnos para a conversa. Veredas. v. 7, nº 1-2, pp. 9-73, 2003. Tradução de: SACKS, H.; SCHEGLOFF, E. A.; JEFFERSON, G. 1974. A simplest systematics for the organization of turn-taking for conversation. Language. v. 50, pp. 696-735.

SCHEGLOFF, E. A. 1991. Conversation analysis and socially shared cognition. In: L. RESNICK; J. LEVINE; S. BEHREND (orgs.), Perspectives on socially shared cognition. Washington: American Psychological Association, pp. 150-171.

STIVERS, T.; MONDADA, L.; STEENSING, J. (orgs.). 2011. The morality of knowledge in conversation. Cambridge: Cambridge University Press, 335 pp.

SUCHMAN, L. 2000. Embodied practices of engineering work. Mind, Culture and Activity. v. 7, nº 1-2, pp. 4-18.

TE MOLDER, H.; POTTER, J. (orgs.). 2005. Conversation and cognition. Cambridge, Cambridge University Press, 284 pp.

TEN HAVE, P. 1999. Doing conversation analysis: A practical guide. Londres, Sage, 296 pp.

VAN DIJK, T. A. (org.). 2006. Discourse, interaction and cognition. Discourse Studies. v. 8, n. 1, pp. 5-203.

WHALEN, J.; VINKHUYZEN, E. 2000. Expert systems in (inter)action: diagnosing document machine problems over the telephone. In: P. LUFF; J. HINDMARSH; C. HEATH (orgs.). Workplace studies: Recovering work practice and informing system design. Cambridge, Cambridge University Press, pp. 92-140.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.