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Usos da autoconfrontação na Linguística Aplicada: o caso de um grupo de pesquisa
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Palavras-chave

Metodologia de pesquisa. Linguística aplicada. Clínica da atividade.

Como Citar

PEREZ, Deivis; MESSIAS, Carla. Usos da autoconfrontação na Linguística Aplicada: o caso de um grupo de pesquisa. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 54, n. 2, p. 245–266, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8641530. Acesso em: 8 jul. 2024.

Resumo

Este artigo discute o uso do dispositivo interventivo e científico-metodológico autoconfrontação por pesquisadores da Linguística Aplicada, em particular, pelos estudiosos do grupo de pesquisa Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações-ALTER que desenvolveram as suas atividades entre os anos de 2002 e 2012, sob a liderança da professora doutora Anna Rachel Machado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. O artigo apresenta a autoconfrontação, as suas origens, as referências teóricas, as fases e os movimentos que devem ser seguidos na sua aplicação. Em seguida, buscou-se examinar o uso da autoconfrontação em teses de doutorado e dissertações de mestrado produzidas no contexto do grupo ALTER. Ao final, são apresentadas as limitações na utilização do dispositivo verificadas nas pesquisas do grupo e, também, o seu significativo legado para a Linguística Aplicada e para as Ciências do Trabalho no Brasil.
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