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COMISSÃO, Editorial. Apresentação. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 51, n. 1, p. 10–13, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645394. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O número 51 (1), ora publicado, se constitui de treze artigos, dois dos quais escritos em inglês, abordando questões de língua estrangeira (inglês e espanhol), discurso em língua materna, letramento crítico, leitura e representações sociais. Como sempre ocorre em nossa revista, as linhas teóricas em que estão fundamentados os artigos são amplas, assim como são variados os lugares e instituições em que se encontram alocados os autores, abrangendo os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Em “L2 production of English word-final consonants: the role of orthography and learner profile variables”, Rosane Silveira, da Universidade Federal de Santa Catarina, expõe os resultados de uma pesquisa realizada com trinta e um brasileiros que residem nos Estados Unidos. São dois seus objetivos: a) investigar a frequência com que os participantes – ao produzirem consoantes da língua inglesa em posição final de palavra – utilizam processos fonológicos que resultam da transferência da correspondência entre ortografia e som do português para o inglês; e b) examinar a relação entre índice de transferência grafo-fonológica e fatores ligados ao perfil do aprendiz, tais como nível de proficiência, entre outros. Com base nos dados coletados, a autora concluiu que, mesmo em um contexto de L2, é frequente a transferência da correspondência entre ortografia e som da L1. No entanto, o contato com insumo de qualidade, combinado com conhecimento gramatical sólido quando da entrada desses brasileiros nos Estados Unido, está diretamente relacionado com o desenvolvimento da proficiência e com a melhora da produção das consoantes nos finais de palavras em inglês.
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