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A aprendizagem do presente do subjuntivo do espanhol em orações temporais com cuando por universitários brasileiros: os efeitos da intervenção instrucional na redução de transferência linguística
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Palavras-chave

Presente do subjuntivo. Instrução com foco na forma. Espanhol.

Como Citar

MORAES, Gisele Benck de; DUTRA, Eduardo de Oliveira; SIMIONI, Taíse. A aprendizagem do presente do subjuntivo do espanhol em orações temporais com cuando por universitários brasileiros: os efeitos da intervenção instrucional na redução de transferência linguística. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 57, n. 1, p. 467–491, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8650065. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste estudo analisamos e discutimos o papel da intervenção instrucional na redução da não aplicação do presente do subjuntivo do espanhol, em orações subordinadas temporais com cuando, por universitários brasileiros. Tarefas de produção oral e escrita foram utilizadas para a obtenção de dados, os quais foram submetidos ao Teste Normal Padrão. Fizeram parte deste estudo 12 participantes de uma universidade privada. Os resultados, de modo geral, sugeriram, em curto prazo, a redução das formas alternativas. Tal redução se manteve estável em médio prazo, ou seja, houve maior aplicação de casos de transferência no pré-teste e diminuição de sua aplicação nas fases pós-instrucionais. Logo, partindo de uma relação inversamente proporcional, o tratamento pedagógico surtiu efeito durável sobre a aprendizagem do presente do subjuntivo, em orações temporais com cuando. Acrescentamos a isso o fato de que a redução da transferência linguística pode ser útil também como evidência favorável dos benefícios instrucionais. 

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