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A constituição dos discursos sobre ensino língua portuguesa nas décadas de 1980 e 1990
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Palavras-chave

Ensino de língua portuguesa. Discurso. Currículo.

Como Citar

PIETRI, Émerson. A constituição dos discursos sobre ensino língua portuguesa nas décadas de 1980 e 1990. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 57, n. 1, p. 523–550, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8650154. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho, observam-se processos de constituição de discursos sobre ensino de língua portuguesa estabelecidos nas duas últimas décadas do século XX, em contexto brasileiro. Compõem o material de análise três documentos publicados por instâncias oficiais como subsídios, propostas ou parâmetros para o ensino de língua portuguesa: Criatividade e Gramática (FRANCHI, [1987] 1991); a Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa (SÃO PAULO, 1988); e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Analisam-se os processos de (re)definição dos  conceitos de atividade linguística e de atividade epilinguística em documentos de orientação curricular para o ensino de língua portuguesa publicados no período mencionado, em função dos diferentes modos como concebida a relação entre ensino de língua portuguesa e as condições de produção de linguagem na escola. A partir da observação dos modos como os conceitos de atividade linguística e atividade epilinguística se redefiniram nos processos interdiscursivos analisados, elaboram-se hipóteses sobre quais reconfigurações discursivas se operaram para a constituição da língua portuguesa em objeto de pesquisa e de ensino no período histórico observado.
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