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O desenvolvimento da competência intercultural em alunos envolvidos em interação via Teletandem
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Palavras-chave

Competência intercultural
Teletandem
interação via internet

Como Citar

DUTRA, Anelise; FERREIRA, Michael J. O desenvolvimento da competência intercultural em alunos envolvidos em interação via Teletandem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 2, p. 476–489, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8666047. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer um levantamento de momentos de troca intercultural entre alunos americanos e brasileiros em interação via teletandem, bem como verificar como esses momentos de desenvolvimento da competência intercultural são percebidos por esses alunos via escritos semanais em um blog. Como base, tomaremos a definição de aprendizagem intercultural de Borghetti e Beaven (2015), que considera que a interculturalidade é coconstruída durante a interação, isto é, que a interação entre pessoas de culturas diferentes é potencialmente um momento de desenvolvimento da competência intercultural. Os resultados iniciais, baseados na leitura e análise dos blogs escritos pelos alunos americanos após cada sessão de Teletandem,  mostram que esses alunos fazem uso dos três tipos de sequência de interação descritos. Isso parece apontar para o fato que, além do desenvolvimento linguístico, os alunos estão tendo a oportunidade de desenvolver sua competência intercultural. O acompanhamento das escritas ao longo do semestre letivo mostra que houve um aumento significativo de momentos em que os alunos explicaram aos seus companheiros aspectos da sua cultura, assim como de momentos em que já conseguiam expressar sua compreensão dos aspectos da outra cultura. Desde o primeiro blog foi registrada a tentativa de adaptação à contribuição do outro, como na busca dos temas a discutir (é necessário ressaltar que essas sessões de interações acontecem de forma autônoma sem um direcionamento por parte de professores em ambos os lados da interação) e nas opiniões sobre os assuntos apresentados. O contato regular entre os alunos tornou esse aspecto cada vez mais tranquilo para todos os participantes pesquisados.

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Referências

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