Banner Portal
Emoções, bem estar e rotina de trabalho de formadores de professores de línguas em duas universidades públicas brasileiras
PDF (English)

Palavras-chave

Emoções
Bem estar
Rotina
Identidades
Formação de professores

Como Citar

DINIZ DE FIGUEIREDO, Eduardo Henrique; KLUGE, Denise; STÜRMER, Helena. Emoções, bem estar e rotina de trabalho de formadores de professores de línguas em duas universidades públicas brasileiras. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 2, p. 447–462, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8673386. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Apesar do crescente número de pesquisas sobre emoções na Linguística Aplicada, poucas delas têm focado em questões relacionadas às emoções de formadores de professores de línguas. Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo qualitativo que investiga as perspectivas de tais formadores (em duas universidades públicas brasileiras) acerca de suas rotinas, bem estar e qualidade de vida em seus espaços de trabalho. O material empírico foi gerado através de questionários e entrevistas com 18 e 13 participantes, respectivamente. Os resultados apontam para três temas principais: a) como o espaço da universidade é imaginado, o que é geralmente dito/não dito sobre ele; b) identidades relacionadas ao tempo; e c) relações entre agência, culpa e prazer.

PDF (English)

Referências

AHMED, S. (2004). The cultural politics of emotion. Edimburgo: Edinburgh University Press.

ARAGÃO, R. (2022). A systemic view on emotion and reflection in language teacher education research. RBLA, v. 22, n. 1, p. 270-299.

ARAGÃO, R. (2006). Emoções e pesquisa narrativa: transformando experiências de aprendizagem. RBLA, v. 8, n. 2, p. 295-320.

BARCELOS, A. (2015). Unveiling the relationship between language learning beliefs, emotions, and identities. Studies In Second Language Learning And Teaching, v. 5, n. 2, p. 301-325.

BARCELOS, A.; ARAGÃO, R.; RUOHOTIE-LYHTY, M.; GOMES, G. (2022). Contemporary perspectives on research about emotions in language teaching. RBLA, v. 22, n.1, p. 1-16.

BENESCH, S. (2012). Considering emotions in critical English language teaching. Londres: Routledge.

BLOCH, C. (2012). Passion and paranoia: emotions and the culture of emotion in academia. Londres: routledge.

CANAGARAJAH, S. (2018). Translingual practice as spatial repertoires: expanding the paradigm beyond structuralist orientations. Applied Linguistics, v. 39, n. 1, p. 55-77.

DAMÁSIO, A. (2018). A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura. Trad. Laura Motta. São Paulo: Companhia das Letras.

FINARDI, K. (2022). As línguas e rankings no oscar da internacionalização das produções científicas latino-americanas. Estudos Linguísticos, v. 51, p. 147-161.

GEE, J. (2011). How to do discourse analysis: a toolkit. Londres: Routledge.

GOMES, G. (2022). Musing over the role of emotions to promote the exodus from the comfort zone in English language teaching and learning at a state university in Brazil. RBLA, v. 22, n. 1, p. 125-255.

KANNO, Y.; NORTON, B. (2003). Imagined communities and educational possibilities: introduction. Journal of Language, Identity, and Education, v. 2, n. 4, p. 241–249.

KRAMSCH, C. (2012). Imposture: A late modern notion in poststructuralist SLA research. Applied Linguistics, v. 33, n. 5, p. 483-502.

KRASHEN, S.; TERRELL, T. (1998). The natural approach: language acquisition in the classroom. Hertfordshire: Prentice Hall.

LA FORGE, P. (1971). Community language learning: a pilot study. Language Learning, v. 21, n. 1, p. 45-61.

MACINTYRE, P.; ROSS, J.; TALBOT, K.; MERCER, S.; GREGERSEN, T.; BANGA, C. (2019). Stressors, personality and wellbeing among language teachers. System, v. 82, p. 26-38.

MATURANA, H. (1998). Emoções e linguagem na educação e na política. Trad. José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: Ed. UFMG.

NORTON, B. (2000). Identity and language learning: gender, ethnicity and educational change. Essex: Pearson.

NORTON, B.; TOOHEY, K. (2011). Identity, language learning, and social change. Language Teaching, v. 44, n. 4, p. 412-446.

OLIVEIRA, L; OLIVEIRA, A. (2022). Racialized emotions in language teaching: A case study with black female teachers. RBLA, v. 22, n.1, p. 37-67.

TALBOT, K.; MERCER, S. (2018). Exploring university ESL/EFL teachers’ emotional well-being and emotional regulation in the United States, Japan and Austria. Chinese Journal of Applied Linguistics, v. 41, n. 4, p. 410-432.

ZEMBYLAS, M. (2005). Discursive practices, genealogies, and emotional rules: a poststructuralist view on emotion and identity in teaching. Teaching and Teacher Education, v. 21, p. 935-948.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo, Denise Kluge, Helena Stürmer

Downloads

Não há dados estatísticos.