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Tarefas e justificativas de professores em ambientes virtuais colaborativos de geometria dinâmica
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Palavras-chave

Relações geométricas
Justificações dedutivas
Tecnologias digitais
Geometria dinâmica

Como Citar

POWELL, Arthur Belford; PAZUCH, Vinícius. Tarefas e justificativas de professores em ambientes virtuais colaborativos de geometria dinâmica. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 191–207, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i2.8646517. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646517. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Neste artigo, refletimos como professores que ensinam matemática constroem justificações geométricas usando relações e propriedades e como esses resolvem uma tarefa sobre quadriláteros e suas bissetrizes no ambiente VMTcG. Os professores são participantes do projeto de formação continuada com tecnologias digitais, trabalham em pequenas equipes colaborativamente para construir figuras geométricas e resolver problemas geométricos. Dada uma sequência de tarefas elaboradas para colaboração em um ambiente virtual colaborativo, analisamos como três professores colaborativamente e discursivamente construíram justificações dedutivas com base em suas próprias conjecturas e percepções de relações entre objetos geométricos, sem o uso de medidas. Esse resultado e as condições em que ele foi realizado geram implicações para a Educação Matemática de professores e para a prática docente deles.

https://doi.org/10.20396/zet.v24i2.8646517
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Copyright (c) 2016 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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