Trabalho coletivo e organização do ensino de matemática: princípios e práticas

Autores

  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Manoel Oriosvaldo de Moura Universidade de São Paulo
  • Elaine Sampaio Araujo Universidade de São Paulo
  • Wellington Lima Cedro Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v24i45.8646526

Palavras-chave:

Formação de professores. Trabalho coletivo. Organização do ensino.

Resumo

A colaboração de pesquisadores de diferentes instituições em torno do ensino e da aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental resultou na organização de uma pesquisa formativa por núcleos em rede, desenvolvida no âmbito do OBEDUC/CAPES em consonância com os pressupostos da pesquisa colaborativa e da teoria histórico-cultural. Este artigo busca apresentar discussões acerca do fenômeno formação docente e organização do ensino de matemática. A intenção é que estes estudos possam se constituir em indicadores teórico-metodológicos para o processo de aprendizagem docente centrado no modo de produção coletivo. O principal resultado aponta para a importância do compartilhamento do processo de formação em atividades em comum como forma de possibilitar aos sujeitos a oportunidade de desenvolver for- mas específicas de cooperação que venham a favorecer a apropriação do processo significativo da produção coletiva do conhecimento sobre a atividade pedagógica.

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Biografia do Autor

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Dotora em Educação (USP). Doutora em Educação (USP). Professora do Centro de Educação, Departamento de Metodologia de Ensino. Docente do Programa de Pós-GRaduação em Educação e Prorama de pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat)

Manoel Oriosvaldo de Moura, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e  professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe).

Elaine Sampaio Araujo, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Docente da Universidade de São Paulo, atuando no curso de Pedagogia e de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Doutora em Educação (FEUSP). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância- GEPEAMI

Wellington Lima Cedro, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação (FEUSP). Professor Adjunto do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Atua no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG (2015-2016). Lider do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT)

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Publicado

2016-05-13

Como Citar

LOPES, A. R. L. V.; MOURA, M. O. de; ARAUJO, E. S.; CEDRO, W. L. Trabalho coletivo e organização do ensino de matemática: princípios e práticas. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 13–28, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i45.8646526. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646526. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigo