Escritas reflexivas de professores que ensinam matemática enquanto desenvolvem produtos educacionais, coletivamente

Autores

  • Mariado do Carmo de Sousa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v24i45.8646528

Palavras-chave:

Atividades de ensino. Observatório da Educação (OBEDUC). Parcerias colaborativa. Oficial e dirigida. Política nacional de formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta escritas reflexivas de professores da Educação Básica que ensinam Matemática, decorrentes de sínteses individuais e coletivas feitas durante uma investigação qualitativa, do tipo participante e longitudinal, com metodologia de trabalho denominada parceria colaborativa, cuja temática se relacionou ao desenvolvimento de produtos educacionais. A partir de análise interpretativa definiram-se os eixos temáticos: dificuldades e questionamentos de professores sobre implementação curricular que desconsideram suas participações; definição do conceito de atividade de ensino; e questionamentos sobre verdades matemáticas apresentadas na formação de professores e o fazer docente. As escritas reflexivas permitiram compreender discursos pedagógicos norteadores das práticas escolares de professores, revelaram angústias que se manifestaram durante o processo de constituírem-se profissionais do ensino e problematizaram a organização do ensino que ministram. 

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Biografia do Autor

Mariado do Carmo de Sousa, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação (licenciatura) em Matemática pela Universidade de Sorocaba (1989), Especialização em Matemática pela UNICAMP (1993), Mestrado em Educação Matemática pela UNICAMP (1999) e Doutorado em Educação Matemática pela UNICAMP (2004). Atualmente cursa pós-doutorado, na Faculdade de Educação da USP e exerce o cargo de professor adjunto na UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), no período de 2013 a 2015 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2008 (edital no. 001/2007) a 2015 (edital no. 061/2013). Atuou no cargo de professor assistente na UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Presidente Prudente; como docente e supervisora de EAD - Cegesp na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e, na Educação Básica, em escolas públicas e particulares, da cidade de Salto. 

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Publicado

2016-05-13

Como Citar

SOUSA, M. do C. de. Escritas reflexivas de professores que ensinam matemática enquanto desenvolvem produtos educacionais, coletivamente. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 43–58, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i45.8646528. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646528. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigo