Banner Portal
Comunicação, tarefas e raciocínio
PDF

Palavras-chave

Desenvolvimento profissional
Estudo de aula
Comunicação
Raciocínio

Como Citar

QUARESMA, Marisa; PONTE, João Pedro da. Comunicação, tarefas e raciocínio: aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetike, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 297–310, 2016. DOI: 10.20396/zet.v23i44.8646540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646540. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Analisamos as aprendizagens sobre tarefas, comunicação e modo de promover os processos de raciocínio matemático dos alunos feitas num estudo de aula por uma professora do 5.º ano. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista individual e outra em grupo focal e da reflexão final da professora. O estudo de aula, conjugando o conhecimento proveniente da investigação com o conhecimento experiencial dos professores, realizado num contexto colaborativo e explorando situações de reflexão sobre a prática relativamente à comunicação em sala de aula e aos raciocínios por vezes inesperados dos alunos, representou um contexto favorável para o desenvolvimento profissional da professora, nomeadamente sobre questões relacionadas com a comunicação, as tarefas e os processos de raciocínio no ensino-aprendizagem da Matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646540
PDF

Referências

Alston, A., Pedrick, L., Morris, K., & Basu, R. (2011). Lesson study as a tool for developing teachers’ close attention to students’ mathematical thinking. In L. Hart, A. Alston & A.

Murata (Eds.), Lesson study research and practice in mathematics education (pp. 135-152).New York, NY: Springer. zetetiké – fe/unicamp & feuff – v. 23, n. 44 – jul/dez-2015

Bakker, A., Smit, J., & Wegerif, R. (2015). Scaffolding and dialogic teaching in mathematics education: Introduction and review. ZDM Mathematics Education, 47, 1047-1065.

Baptista, M., Ponte, J. P., Costa, E., Velez, I., & Belchior, M. (2012). Lesson study na formação de professores do 1.o ciclo do ensino básico. In Actas do XXIII SIEM (pp. 11-30). Coimbra: APM.

Bishop, A., & Goffree, F. (1986). Classroom organization and dynamics. In B. Christiansen, A. G. Howson & M. Otte (Eds.), Perspectives on mathematics education (pp. 309-365).

Dordrecht: Reidel. Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora.

Erickson, F. (1986). Qualitative methods in research on teaching. In M. C. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching (pp. 119-161). New York, NY: Macmillan.

Fernández, C., Cannon, J., & Chokshi, S. (2003). A US-Japan lesson study collaboration reveals critical lenses for examining practice. Teaching and Teacher Education, 19, 171-185.

Franke, M. L., Kazemi, E., & Battey, D. (2007). Understanding teaching and classroom practice in mathematics. In F. Lester (Ed.), Second handbook of mathematics teaching and learning (pp. 225-256). Greenwich, CT: Information Age.

Lannin, J., Ellis, A. B., & Elliot, R. (2011). Developing essential understanding of mathematical reasoning: Pre-K-Grade 8. Reston, VA: NCTM.

Lewis, C. C., Perry, R. R., & Hurd, J. (2009). Improving mathematics instruction through lesson study: A theoretical model and North American case. Journal of Mathematics Teacher Education, 12(4), 263-283.

Marcelo, C. (2009). Desenvolvimento profissional docente: Passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, 8, 7-22.

Murata, A. (2011). Introduction: Conceptual overview of lesson study. In L. C. Hart, A. Alston & A. Murata (Eds.), Lesson study research and practice in mathematics education (pp. 1-12).

New York, NY: Springer. NCTM (2000). Principles and standards for school mathematics. Reston, VA: NCTM.

Olson, J., White, P., & Sparrow, L. (2011). Influence of lesson study on teachers’ mathematics pedagogy. In L. C. Hart, A. Alston & A. Murata (Eds.), Lesson study research and practice in mathematics education (pp. 39-58). New York, NY: Springer.

Perry, R., & Lewis, C. (2009). What is successful adaptation of lesson study in the US? Journal Educational Change, 10, 365-391.

Ponte, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional. In Actas do ProfMat98 (pp.27-44). Lisboa: APM.

Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM.

Ponte, J. P., Baptista, M., Velez, I., & Costa, E. (2012). Aprendizagens profissionais dos professores de Matemática através dos estudos de aula. Pesquisas em Formação de Professores na Educação Matemática, 5, 7-24.

Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., & Henriques, A. (2012). O raciocínio matemático nos alunos do ensino básico e do ensino superior. Praxis Educativa, 7(2), 355-377.

Puchner, L., & Taylor, A. (2006). Lesson study, collaboration and teacher efficacy: Stories from two school-based math lesson groups. Teacher and Teaching Education, 22, 922-934.

Robinson, N., & Leikin, R. (2012). One teacher, two lessons: the lesson study process. International Journal of Science and Mathematics Education, 10, 139-161.

Stein, M. K., Remillard, J., & Smith, M. (2007). How curriculum influences student learning. In F. Lester (Ed.), Second handbook of mathematics teaching and learning (pp. 319-369).

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.