Comunicação, tarefas e raciocínio: aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula

Autores

  • Marisa Quaresma Universidade de Lisboa
  • João Pedro da Ponte Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646540

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional. Estudo de aula. Comunicação. Raciocínio.

Resumo

Analisamos as aprendizagens sobre tarefas, comunicação e modo de promover os processos de raciocínio matemático dos alunos feitas num estudo de aula por uma professora do 5.º ano. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista individual e outra em grupo focal e da reflexão final da professora. O estudo de aula, conjugando o conhecimento proveniente da investigação com o conhecimento experiencial dos professores, realizado num contexto colaborativo e explorando situações de reflexão sobre a prática relativamente à comunicação em sala de aula e aos raciocínios por vezes inesperados dos alunos, representou um contexto favorável para o desenvolvimento profissional da professora, nomeadamente sobre questões relacionadas com a comunicação, as tarefas e os processos de raciocínio no ensino-aprendizagem da Matemática.

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Biografia do Autor

Marisa Quaresma, Universidade de Lisboa

Doutoranda em Educação, especialidade em Didática da Matemágtica, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

João Pedro da Ponte, Universidade de Lisboa

Doutor em Mathematics Education na University of Georgia, EUA e Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

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Publicado

2016-03-18

Como Citar

Quaresma, M., & Ponte, J. P. da. (2016). Comunicação, tarefas e raciocínio: aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetike, 23(2), 297–310. https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646540

Edição

Seção

Artigo