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Conhecimentos mobilizados por professores ao planejarem aulas sobre equações
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Palavras-chave

Formação de professores
Conhecimento matemático para o ensino
Ensino de álgebra
Equação

Como Citar

RIBEIRO, Alessandro Jacques; OLIVEIRA, Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santo. Conhecimentos mobilizados por professores ao planejarem aulas sobre equações. Zetetike, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 311–327, 2016. DOI: 10.20396/zet.v23i44.8646541. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646541. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Fundamentado em resultados de pesquisas sobre a formação do professor, este estudo tem por objetivo investigar e mapear conhecimentos matemáticos de professores quando eles pensam e preparam aulas sobre equação. Tomamos por referencial teórico os estudos de Ball e colaboradores, em especial, as noções de “conhecimento do conteúdo e dos estudantes” e “conhecimento do conteúdo e do ensino”. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa-interpretativa envolvendo um grupo de seis professores. Dentre os resultados, foram identificados elementos do “conhecimento de equação e dos estudantes”, tais como: a dificuldade de os estudantes caracterizarem o conceito de equação, além de elementos do “conhecimento de equação e do ensino”, como a valorização do contexto no momento de se preparar atividades de ensino sobre equação. Este estudo ratifica a relevância de se investigar professores envolvidos em sua própria prática, em especial, no momento de preparação de suas aulas.

 

https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646541
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