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Pedagogia culturalmente relevante e fundos de conhecimento em aulas de matemática
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Palavras-chave

Pedagogia culturalmente relevante
Fundos de conhecimento
Aulas de matemática

Como Citar

OLIVEIRA, Davidson Paulo Azevedo; ROSA, Milton; VIANA, Marger da Conceição Ventura. Pedagogia culturalmente relevante e fundos de conhecimento em aulas de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 329–346, 2016. DOI: 10.20396/zet.v23i44.8646542. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646542. Acesso em: 6 out. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar conceitos e teorizações que discutem as influências social, cultural e política na prática pedagógica dos professores, visto que a aquisição do conhecimento matemático, em sala de aula, pode estar relacionada com as experiências socioculturais vividas pelos alunos no ambiente no qual estão inseridos. Nesse sentido, é importante o estudo de teorias educacionais que possam auxiliar os alunos a ter acesso ao conhecimento matemático necessário para reconhecer a importância da própria cultura no desenvolvimento desse saber. Neste trabalho, são apresentados os Fundos de Conhecimento e a Pedagogia Culturalmente Relevante que, além de valorizar os conhecimentos provenientes de contextos culturais distintos, tentam, pedagogicamente, utilizar o background cultural dos alunos para desenvolver atividades curriculares que incluam e problematizem as práticas cotidianas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646542
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