A combinatória em livros didáticos do ensino fundamental

Autores

  • Monalisa Cardoso Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646544

Palavras-chave:

Livros didáticos. Combinatória. Ensino fundamental.

Resumo

O presente estudo buscou analisar o trabalho com a Combinatória em livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental, à luz da Teoria dos Campos Conceituais e de algumas pesquisas sobre o assunto. Foi selecionada uma coleção de cada nível do Ensino Fundamental – anos iniciais e anos finais – entre as aprovadas pelo PNLD 2013 e 2014, respectivamente.  Por meio do mapeamento de todas as atividades e do manual do professor, foi possível perceber que, embora os problemas combinatórios estejam presentes e ocorra uma boa variedade de representações simbólicas, é necessário explorar a percepção das propriedades invariantes envolvidas na Combinatória e as orientações específicas para que o docente, principalmente os dos anos iniciais, para os quais, de um modo geral, não existe uma formação aprofundada sobre esse conhecimento, trabalhe tal conhecimento de forma a propiciar ao aluno a construção e o desenvolvimento pleno desse conteúdo. 

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Biografia do Autor

Monalisa Cardoso Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), câmpus de Recife

Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professora e pesquisadora do Edumatec/UFPE - câmpus  de Recife

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Publicado

2016-03-18

Como Citar

Silva, M. C., & Pessoa, C. A. dos S. (2016). A combinatória em livros didáticos do ensino fundamental. Zetetike, 23(2), 377–394. https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646544

Edição

Seção

Artigo