O Matemático amoroso

  • Leonardo José Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Laura Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Matemática. Artes. Linguagem.

Resumo

Este artigo argumenta em favor da ideia de que a criação artística e a criação matemática são da mesma natureza e possuem uma origem comum. A forma escolhida é um diálogo no qual os personagens fazem entrar em cena poetas, escritores, músicos, artistas plásticos, historiadores e críticos de arte que, no debate empreendido pelos personagens, contribuem para reforçar esse ponto de vista.

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Biografia do Autor

Leonardo José Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais
Licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), doutorado em Educação na área temática Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Estágio de pós-doutorado em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2011), sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica. É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no Departamento de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro do Conselho de Pareceristas dos periódicos de Educação Matemática Zetetiké (CEMPEM- FE-UNICAMP), Bolema (IGCE- UNESP-Rio Claro) e RELIME-Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa. Tem experiência docente nas áreas de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, História da Matemática e da Educação Matemática. Como pesquisadora, tem trabalhado principalmente em temáticas do campo da história da educação matemática.

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Publicado
2016-01-22
Como Citar
Gomes, L. J. M., & Gomes, M. L. M. (2016). O Matemático amoroso. Zetetike, 23(1), 33-44. https://doi.org/10.20396/zet.v23i43.8646552
Seção
Artigo

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