Banner Portal
O Matemático amoroso
PDF

Palavras-chave

Matemática
Artes
Linguagem

Como Citar

GOMES, Leonardo José Magalhães; GOMES, Maria Laura Magalhães. O Matemático amoroso. Zetetike, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 33–44, 2016. DOI: 10.20396/zet.v23i43.8646552. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646552. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo argumenta em favor da ideia de que a criação artística e a criação matemática são da mesma natureza e possuem uma origem comum. A forma escolhida é um diálogo no qual os personagens fazem entrar em cena poetas, escritores, músicos, artistas plásticos, historiadores e críticos de arte que, no debate empreendido pelos personagens, contribuem para reforçar esse ponto de vista.

https://doi.org/10.20396/zet.v23i43.8646552
PDF

Referências

Andrade, C. D. de. (1998) Auto-retrato e outras crônicas. 4 ed. Rio de Janeiro: Record.

Araújo, H. V. de. (1996). O roteiro de Deus: dois estudos sobre Guimarães Rosa. São Paulo: Mandarim.

Araújo, H. V. de. (1998). O espelho: contribuição ao estudo de Guimarães Rosa. São Paulo: Mandarim.

Araújo, H. V. de. (2001). As três graças: nova contribuição ao estudo de Guimarães Rosa. São Paulo: Mandarim.

Blake, W. (1977). The complete poems. Harmondsworth: Penguin Books.

Coelho, F. & Caetano, D. (org.). (2011). Tom Jobim. Rio de Janeiro: Beco do Azougue.

Erasmo. (1964). Obras escogidas. Madrid: Aguilar.

Hofstadter, D. R. (1980). Gödel, Escher, Bach: an eternal golden braid. London: Penguin Books.

Kinnick, B. J. & Perry, J. (1969). I have a dream. Menlo Park: Addison-Wesley.

Monteiro, P. M. (org.) (2012). Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda: correspondência. São Paulo: Companhia das Letras/Instituto de Estudos Brasileiros/ Edusp.

Paula, J. A. de (1996). História, historiografia e símbolos. Kriterion, 94, 64-90.

Read, H. (s. d.). The philosophy of modern art. London: Faber and Faber.

Rónai, P. (2001). Os prefácios de Tutaméia. In J. G. Rosa, Tutaméia (Terceiras estórias) (pp. 14-20). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Rónai, P. (2001). As estórias de Tutaméia. In J. G. Rosa, Tutaméia (Terceiras estórias) (pp. 21-27). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Rosa, J. G. (1960). Corpo de baile (Sete novelas). 2 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora.

Strauss, W. L. (ed.). (1972). The complete engravings, etchings and drypoints of Albrecht Dürer. New York: Dover.

Stravinsky, I. (s. d.). Poética da música. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Stuckenschmidt, H. H. (1974) Anton Webern. Passacaglia opus 1. Fünf Sätze für Streichorchester opus 5. Sechs Stücke für Orchester opus 6. Symphonie opus 21. In: Schönberg. Berg. Webern. Berliner Philharmoniker. Herbert von Karajan. DG 2711 014. Hamburg: Polydor International GmbH.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.