Pontolinha, linhaponto, linhalinha, planoplano, pontoponto, linhaplano, planolinha, planoponto. matemática e arte e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v23i43.8646562

Palavras-chave:

Ponto. Linha. Plano

Resumo

Neste trabalho os autores se lançam a experimentações visuais com objetos e palavras operando com noções elementares de ponto, linha e plano produzindo um ensaio visual composto por uma série de fotografias. As imagens apresentam exercícios de produção de atrito entre matemática, arte e educação a partir de situações em que pequenos objetos dialogam com aquelas noções elementares. A produção visual é acompanhada de notas de leitura de Kandinsky, Euclides e Deleuze & Guattari, propondo um convite a outras possibilidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Maria Clareto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF, atuando nos níveis de mestrado e doutorado . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço escolar, formação de professores, etnomatemática e espacialidade, filosofias da diferença e educação. Líder do Travessia Grupo de Pesquisa, cadastrado e certificado pelo CNPq, abrigado no Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia NEC/FACED/UFJF. Está realizando (2015) o pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com a supervisão do prof. Dr. Antônio Vicente Marafioti Garnica.

Fabrício da Silva Teixeira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Artista e Professor junto ao Instituto de Artes e Design da UFJF. Doutor em Educação (UFJF), Mestre em Artes Visuais (UFRJ)

Referências

Caldas, W. (2007). Manual da Ciência Popular. 2a ed. São Paulo: Cosac Naify.

Deleuze, G. & Guattari, F. (2012a). Mil Platos: capitalismo e esquizofrenia 2.Vol.4. São Paulo: Editora 34.

Deleuze, G. & Guattari, F. (2012b). Mil Platos: capitalismo e esquizofrenia 2.Vol.5. São Paulo: Editora 34.

Euclides. Os elementos.Tradução: Irineu Bicudo. São Paulo: Unesp, 2009.

Kandinsky, W. (1996). Do espiritual na arte e na pintura em particular. São Paulo: Martins Fontes.

Kandinsky, W. (1997). Ponto e linha sobre plano. São Paulo: Martins Fontes.

Zourabichvili, François. (2004). O Vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará.versão digital ifch-unicamp. Disponível em http://claudioulpiano.org.br.s87743.gridserver.com/wpcontent/uploads/2010/05/deleuze-vocabulario-fran-cois-zourabichvili1.pdf

Downloads

Publicado

2016-01-22

Como Citar

Clareto, S. M., & Carvalho, F. da S. T. (2016). Pontolinha, linhaponto, linhalinha, planoplano, pontoponto, linhaplano, planolinha, planoponto. matemática e arte e educação. Zetetike, 23(1), 253–272. https://doi.org/10.20396/zet.v23i43.8646562

Edição

Seção

Artigo