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Dificuldades e obstáculos apresentados por um grupo de professores de matemática no estudo da Geometria Hiperbólica
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Palavras-chave

Ensino de geometrias
Geometria hiperbólica
Dificuldades e obstáculos epistemológicos

Como Citar

LOVIS, Karla Aparecida; FRANCO, Valdeni Soliani; BARROS, Rui Marcos de Oliveira. Dificuldades e obstáculos apresentados por um grupo de professores de matemática no estudo da Geometria Hiperbólica. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 11–29, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i42.8646565. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646565. Acesso em: 3 dez. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever as dificuldades e os obstáculos apresentados por um grupo de professores de Matemática da Educação Básica observados durante um minicurso introdutório sobre a Geometria Hiperbólica. Os sujeitos da pesquisa são quarenta e um professores de Matemática de cidades da região norte do estado do Paraná. Para obter os dados da pesquisa, realizou-se um minicurso sobre a Geometria Hiperbólica, especificamente o Modelo de Poincaré, e o GeoGebra, no qual foram gravadas, em áudio e vídeo, as falas dos professores e as atividades por eles realizadas. Da análise, destaca-se que as dificuldades e os obstáculos para a compreensão de conceitos básicos da Geometria Hiperbólica estão relacionados à representação dos objetos geométricos nesta Geometria, bem como à “contaminação” que a Geometria Euclidiana desempenha no momento do aprendizado da Geometria Hiperbólica. Observou-se também dois obstáculos epistemológicos: geral e verbal.

https://doi.org/10.20396/zet.v22i42.8646565
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