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Profissionais fazendo matemática
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Palavras-chave

EJA
Prática profissional
Números decimais
Contextos diversificados
Operações

Como Citar

CAVALCANTE, Maria José Gomes; BORBA, Rute Elisabete de Souza Rosa. Profissionais fazendo matemática: avanços e limites nos cálculos com números decimais. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 89–122, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i42.8646568. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646568. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar os conhecimentos sobre números decimais de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que exercem diferentes profissões. Participaram oito estudantes (pedreiros e marceneiros) que resolveram 12 questões, envolvendo os conceitos de área e de perímetro, inseridos nos contextos de construção civil, marcenaria e agricultura. Por meio de entrevistas clínicas piagetianas, observamos que a experiência dos pedreiros e marceneiros mostrou-se significativa, em relação à elaboração de estratégias e às operações com números decimais para a resolução dos problemas, em contextos que lhes eram familiares e não familiares. Entretanto, alguns erros foram identificados nos cálculos numéricos realizados por alguns participantes, envolvendo, principalmente, a multiplicação e a subtração. Evidencia-se, portanto, tanto, a necessidade da escola aproveitar no ensino na EJA de estratégias utilizadas pelos estudantes nas suas práticas profissionais, como a de considerar que há dificuldades a serem superadas pelos estudantes e contribuir neste processo.

https://doi.org/10.20396/zet.v22i42.8646568
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Referências

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Copyright (c) 2015 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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