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Contribuições teóricas sobre aprendizagem matemática na modelagem matemática
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Palavras-chave

Modelagem matemática
Sistema normativo
Aprendizagem matemática

Como Citar

SOUZA, Elizabeth Gomes; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Contribuições teóricas sobre aprendizagem matemática na modelagem matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 31–58, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646577. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646577. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

 Este artigo tem o objetivo discutir a aprendizagem matemática na modelagem matemática em termos teóricos. Para esse fim, adotamos as ideias do filósofo Ludwig Wittgenstein, relativas ao seu entendimento de linguagem e matemática como uma modalidade normativa de uso da linguagem. Esses entendimentos são utilizados como embasamento filosófico para a análise das definições teóricas apresentadas por Anna Sfard sobre aprendizagem matemática em âmbito escolar. A partir do uso das ideias de ambos os autores, apresentamos uma compreensão de modelagem e apontamos algumas implicações para a temática da aprendizagem matemática na modelagem.

 

https://doi.org/10.20396/zet.v22i41.8646577
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