Banner Portal
Programa computacional para o estudo matemático de matrizes
PDF

Palavras-chave

Inclusão social
Deficiente visual
Ensino de matemática
Aprendizagem

Como Citar

CARDOSO, Flávia Aparecida Reitz. Programa computacional para o estudo matemático de matrizes. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 127–147, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i40.8646591. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646591. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A experiência aqui relatada teve origem na necessidade de encontrar um meio de avaliar o aprendizado de um aluno com deficiência visual e, ao mesmo tempo, possibilitar sua inclusão. A professora trabalhou o conteúdo de matrizes no Curso Técnico Integrado em Informática no Campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em uma turma do 3º ano de 2011, em que havia um aluno com deficiência visual.  Para adaptar o material didático, o próprio aluno propôs criar um programa computacional na linguagem Java. Como o programa foi realizado em contraturno e apresentado em sala de aula para os demais colegas, colocou-se em prática a política de inclusão, de maneira efetiva e produtiva, tornando a aula mais agradável a todos. O resultado obtido foi satisfatório: foi possível avaliar o aprendizado desse aluno, tornar a aula de matemática descontraída e interessante para toda a turma e, principalmente, mostrar que, apesar das limitações, todos são capazes de aprender – é preciso apenas usar de criatividade, dedicação e amor ao ofício de ensinar.

https://doi.org/10.20396/zet.v21i40.8646591
PDF

Referências

MACEDO, L. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Surgimento da Teoria das matrizes. Disponível em: http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa3b.html. Acesso em: 23 nov. 2011.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.