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O pensamento matemático na escola básica
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Palavras-chave

Pensamento genérico
Demonstração em matemática
Propriedades da adição

Como Citar

CARVALHO, Sandro Azevedo; RIPOLL, Cydara Cavedon. O pensamento matemático na escola básica. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 149–161, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i40.8646592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646592. Acesso em: 7 jul. 2024.

Resumo

Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “Como familiarizar gradativamente os alunos da Escola Básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano do Ensino Fundamental, realizada em 2008, na qual o professor, enquanto discute as propriedades da operação de adição de números naturais, procura desenvolver a abstração e o pensamento matemático dos alunos, sem se afastar da linguagem inerente a este nível de escolaridade. Essa e outras atividades que buscavam o mesmo objetivo despertaram, em alguns alunos, o hábito de tentar justificar matematicamente os resultados trabalhados em sala de aula.

https://doi.org/10.20396/zet.v21i40.8646592
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Referências

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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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