Resumo
Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “Como familiarizar gradativamente os alunos da Escola Básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano do Ensino Fundamental, realizada em 2008, na qual o professor, enquanto discute as propriedades da operação de adição de números naturais, procura desenvolver a abstração e o pensamento matemático dos alunos, sem se afastar da linguagem inerente a este nível de escolaridade. Essa e outras atividades que buscavam o mesmo objetivo despertaram, em alguns alunos, o hábito de tentar justificar matematicamente os resultados trabalhados em sala de aula.
Referências
BALACHEFF, N. Processus de Preuve et Situations de Validation. Educational Studies in Mathematics – Kluwer Academic Publisher, Dordrecht, v. 18, n. 2, p. 147-176, maio 1987.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, S. A. Pensamento genérico e expressões algébricas no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/29352. Acesso em: 24 fev. 2014.
SCHWARZ, B.; KAISER, G. Professional Competence of Future Mathematics Teachers on Argumentation and Proof and How to Evaluate it. In: LIN, F.-L. et al. (Ed.). Proof and Proving in Mathematics Education. ICMI Study 19. v. 1. Taipei: National Taiwan Normal University, 2009. p. 190-195.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática