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Um pouco da Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau
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Palavras-chave

Conhecimento
Saber
Situações didáticas
Situação adidática
Engenharia didática

Como Citar

TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães; PASSOS, Claudio Cesar Manso. Um pouco da Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 155–168, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646602. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646602. Acesso em: 11 out. 2024.

Resumo

Este trabalho é um recorte parcial da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, e apresenta caracterizações acerca da utilização dessa teoria, quando sequências didáticas são preparadas para permitir a autonomia do educando na construção de seus saberes. Ela proporciona condições favoráveis ao professor para, entre outras tarefas, elaborar, aplicar, acompanhar e realizar análises, quando elabora uma sequência didática em que o aluno é convidado a construir saberes relativos a um conteúdo matemático, sem a interferência direta do professor nessa construção. O professor e o aluno firmam um contrato didático, pelo qual o aluno se compromete, tendo o professor como mediador, a se apropriar de saberes que o professor propõe ao aluno na execução das atividades propostas na sequência didática.

 

https://doi.org/10.20396/zet.v21i39.8646602
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Referências

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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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