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Transpondo obstáculos
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Palavras-chave

Fração
Fração como número
Problemas com frações
Pensamento algébrico
Ensino de aritmética

Como Citar

SANT’ANNA, Neide; PALIS, Gilda de La Rocque; NEVES, Maria Apparecida Campos Mamede. Transpondo obstáculos: da aritmética para a álgebra. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 169–196, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646603. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646603. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Neste trabalho se demonstra a dificuldade dos alunos em reconhecer fração como número e indica-se como vencer essa dificuldade. Para isso, desenvolve-se uma estratégia de ensino de frações que toma como referência a reta numérica. Ao associar à fração um conceito objetivo bem determinado, rapidamente os alunos prosseguem no domínio de conceitos mais complexos. A identificação de fração como número é realizada inicialmente na medição de segmentos de reta. Da reta numérica se passa para outros contextos, em um processo de sucessivas generalizações. Este texto descreve atividades envolvendo, por exemplo, equivalência entre frações e ordem no conjunto das frações e apresenta resultados da aplicação da metodologia,  avaliados do ponto de vista global e do ponto de vista de grupos diferenciados de alunos em diferentes níveis de qualificação prévia. Os resultados demonstram que a familiarização com o campo algébrico é alcançada com mais facilidade, quando o conceito de fração é trabalhado como proposto.

https://doi.org/10.20396/zet.v21i39.8646603
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