Banner Portal
Abordagem dialógica como quadro teórico de referência para descrever mudança nas perspectivas e nas práticas do professor de matemática
PDF

Palavras-chave

Dialogicidade
Clínica da atividade
Ensino da matemática

Como Citar

GOMES, Cláudia Roberta Araújo; FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha. Abordagem dialógica como quadro teórico de referência para descrever mudança nas perspectivas e nas práticas do professor de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 55–69, 2013. DOI: 10.20396/zet.v20i38.8646610. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646610. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo volta-se para a abordagem dialógica da atividade profissional do professor de matemática, no contexto mais amplo do método clínico de pesquisa em psicologia. Nesse sentido, traz dados acerca não só da análise da atividade desse professor, como também do potencial da abordagem clínica para a descrição de mudanças atitudinais e comportamentais nos sujeitos participantes da pesquisa. Parte-se aqui da premissa segundo a qual as atividades profissionais são partes constitutivas do sujeito, dentro de uma perspectiva discursiva e dialógica. A atividade profissional do professor de matemática foi abordada, enquanto unidade de análise, recorrendo-se ao método clínico com entrevistas de autoconfrontação simples e cruzada. Os dados aqui reportados referem-se a recorte referente ao videoregistro de material oriundo de uma díade de professores de matemática, abarcando quatro estágios: 1: entrevistas com os professores sobre suas histórias biográficas como estudantes e professores de matemática; 2: videografia de aula de matemática eleita pelo professor; 3: observação, comentário e edição de seu vídeo pelo próprio professor; 4: interação dos professores entre si e com a pesquisadora, analisando tanto seu material videográfico quanto o do colega (os dados dessa atividade são igualmente videografados). Tal abordagem metodológica fornece dados da atividade matemática do professor e de sua identidade subjetiva e social, permitindo a cada professor-participante analisar relações entre seu percurso biográfico e suas práticas atuais. Propõe-se que esta metodologia, em que os participantes são não somente sujeitos no sentido clássico da pesquisa, mas coparticipantes na produção e na interpretação dos dados, descreva a atividade e, simultaneamente, promova mudança nas perspectivas, nas atitudes e nas práticas profissionais do professor de matemática, configurando-se, portanto, como uma clínica da atividade.

https://doi.org/10.20396/zet.v20i38.8646610
PDF

Referências

ARAÚJO, C. R. et al. Affective aspects on mathematics conceptualization: from dichotomies to an integrated approach. Proceedings of the 27th International Conference for the Psychology of Mathematics Education. Honolulu, Hawai, 2003. v.2, p.269-276.

ARAÚJO GOMES, C. R. O educador de matemática no espaço dialógico das díades: uma abordagem psicológica da subjetividade na ação docente. Tese (Doutorado) – Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. Não publicada.

BAKHTIN, M. Esthétique de la création verbale. Part III: Les genres de discours. Paris, Gallimard, 1984. p. 263-308.

BAKHTIN, M. M. Filosofia da linguagem e seu funcionamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

BAKHTINE, M. M. The dialogical imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.

BAKHTINE, M. / VOLOCHINOV, V. N. Le Marxisme et la philosophie du langage: essai d’application de la méthode sociologique en linguistique. Paris: Les Éditions du Minuit, 1977.

BUBER, M. Eu e tu. São Paulo: Centauro, 1974.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006.

CLOT, Y. L’autoconfrontation croisée en analyse du travail: l’apport de la théorie bakhtinienne du dialogue. In: FILLIETTAZ, L.; BRONCKART, J.-P. (Ed.). L’analyse des actions et des discours en situation de travail. Concepts, méthodes et applications. Louvain-la-Neuve: Peeters, 2005. p. 37-55. (Collection Bibliothèque des Cahiers de l’Institut de Linguistique de Louvain – BCILL).

CLOT, Y. Le travail à coeur: pour en finir avec les risques psychosociaux. Paris: La Découverte, 2010.

CLOT, Y. Travail et pouvoir d’agir. Paris: Presses Universitaires de France, 2008.

CLOT, Y. et al. Entretiens en autoconfrontation croisée: une méthode en clinique de l'activité. Pistes – Réflexions sur la pratique, v. 2, n. 1, p. 1-7, 2000.

CLOT, Y.; FAÏTA, D. Genres et styles en analyse du travail: concepts et méthodes. Travailler, n. 4, p. 7- 42, 2000.

CLOT, Y.; LHUILIER, D. Travail et santé. Paris: Érès, 2010.

CLOT, Y.; RUELLAND-ROGER, D. Enseigner les maths au lycée ou au collège: un ou deux métiers? Relatório interno da Equipe «Clinique de l’activité» CRTD. EA 4132. CNAM – França, 2009.

DAMÁSIO, A. Ao encontro de Espinosa: as emoções sociais e a neurologia do sentir. Sintra: Publicações Europa-América, 2003.

DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DA ROCHA FALCÃO, J. T. Abordagem clínica das competências em contexto de trabalho: desenvolvimento, saúde, eficácia e produtividade como processos não-sinérgicos. Projeto de produtividade em pesquisa para o quadriênio 2011-2015, submetido ao CNPq, Brasília, DF, 2010.

DA ROCHA FALCÃO, J. T.; CLOT, Y. Moving from a monological theoretical perspective of emphasis on the “right answer” to an alternative dialogical perspective of emphasis on the “power of acting” in studying mathematical competence. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR CULTURAL AND ACTIVITY RESEARCH (ISCAR) CONGRESS, 5 a 10 de setembro de 2011, Roma, Itália. Trabalho completo.

DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Abril, 1973.

DESCARTES, R. The passions of the soul. 2003. Disponível em: http://www.cgu.edu/hum/phi/descartes/Passions_Part_Two.html Acesso em: ago. 2010.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo : as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003.

HAZIN, I ; DA ROCHA FALCÃO, J. T. Self-esteem and performance in school mathematics : a contribution to the debate about the relationship between cognition and affect. Proceedings of the 25th International Conference for the Psychology of Mathematics Education. Utrecht (The Netherlands), 2001. v.3, p.121-128

HERMANS, H. J. M. The Dialogical Self: Toward a Theory of Personal and Cultural Positioning. Culture & Psychology, v. 7, n. 3, p. 243-281, 2001.

INEP. Instrumentos de avaliação da educação básica. Disponível em: http://www.inep.gov.br/. Acesso em: ago. 2010.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1977.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone; EDUSP, 1994.

LINELL, P. Dialogical Tensions: On Rommetveitian Themes of Minds, Meanings, Monologues, and Languages. Mind, Culture and Activity, v. 10, n. 3, p. 219-229, 2003.

LOOS, H. Um estudo exploratório acerca do papel da ansiedade quando da aprendizagem inicial de conteúdos algébricos. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife (PE), 1998.

LOOS, H.; DA ROCHA FALCÃO, J. T.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. A ansiedade na aprendizagem da matemática e a passagem da aritmética para a álgebra. In: FERREIRA DE BRITO, M. R. Psicologia da educação matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2001.

MACHADO, M. C.; FRADE, C.; DA ROCHA FALCÃO, J. T. Influência de aspectos afetivos na relação entre professor e alunos em sala de aula de Matemática. Bolema – Boletim de Educação Matemática – UNESP, Rio Claro, v. 23, n. 36, p. 683-713, ago. 2010.

MARKOVÀ, I. Amédée or How to Get Rid of It: Social Representations from Dialogical Perspective. Culture & Psychology, v. 6, n. 4, p. 419-460, 2000.

MARKOVÀ, I. Dialogicidade e representações sociais: as dinâmicas da mente. Petrópolis : Vozes, 2006.

PISA - Program for International Student Assessment – PISA. 2008. Disponível em: http://www.pisa.oecd.org/pages/0,2987,en_32252351_32235731_1_1_1_1_1,00.html . Acesso em: ago. 2010.

ROMMETVEIT, R. On the role of “a psychology of the second person” in studies of meaning, language, and mind. Mind, Culture and Activity, v. 10, n. 3, p. 205-218, 2003.

SACKS, O. Um antropólogo em Marte – sete histórias paradoxais. Companhia das Letras: São Paulo, 2003.

SANTIAGO-DELEFOSSE, M. Activité et émotions: une perspective développementale des emotions comme instruments psychologiques. Bulletin de psychologie. Développement fonctionnement: perspective historicoculturelle, v. 57, n. 469, p. 29-36, janv./févr. 2004.

VALSINER, J. Culture and human development: an introduction. London: Sage Publications, 2000.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.