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Saberes docentes no ensino médio
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Palavras-chave

Saberes docentes
Ensino de estatística
Ensino médi

Como Citar

CORRÊA, Alessandra de Abreu; ROCHA FILHO, João Bernardes da. Saberes docentes no ensino médio: uma análise do ensino da estatística. Zetetike, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 71–88, 2013. DOI: 10.20396/zet.v20i38.8646611. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646611. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Os saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística constituíram o alvo de uma pesquisa cujos resultados são apresentados neste artigo. Entendeu-se que os estudos acerca da formação docente ou da constituição da docência tendem a secundarizar o papel das práticas dos professores, negligenciando os saberes produzidos. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. A partir das respostas dos questionários aplicados a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação e da ação pedagógica estão presentes nas práticas docentes. No primeiro tipo de saber, são mobilizados conhecimentos ligados à interdisciplinaridade, à resolução de problemas e ao construtivismo pedagógico, enquanto, no segundo saber, a utilização do livro didático, das tecnologias e das mídias apresenta-se como recurso privilegiado.

https://doi.org/10.20396/zet.v20i38.8646611
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