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A autonomia de estudantes e o ensino de matemática
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Palavras-chave

Progressão aritmética
Progressão geométrica
Autonomia

Como Citar

LUCCHESI, Ivana Lima; LIMA, Valderez Marina do Rosário; GESSINGER, Rosana Maria. A autonomia de estudantes e o ensino de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 69–84, 2012. DOI: 10.20396/zet.v20i37.8646636. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646636. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir o desenvolvimento da autonomia de um grupo de quarenta estudantes do Ensino Médio, durante uma estratégia de ensino idealizada para trabalhar as noções de progressões aritméticas e progressões geométricas. Os resultados apresentados integram uma investigação durante o curso de mestrado, que teve, entre seus objetivos, a construção de indicadores e o acompanhamento do processo de evolução dos alunos, no que se refere à autonomia. Em cada indicador foram mapeados comportamentos e atribuídos graus de intensidade. Os resultados apontaram que a estratégia desenvolvida favorece o protagonismo do estudante, possibilitando-lhe: questionar, planejar metas, comunicar descobertas, tornar-se sujeito do conhecimento. As dificuldades apresentadas pelos estudantes foram a exposição oral de ideias, a adaptação às exigências impostas pela tarefa e o atendimento às combinações durante a realização das atividades.
https://doi.org/10.20396/zet.v20i37.8646636
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