Resumo
No presente artigo, discorremos acerca da possibilidade de um trabalho em que se conjuguem modelagem matemática no ensino e epistemologia da complexidade. Apresentamos alguns princípios do paradigma complexo “moriniano ”, em seguida aos quais argumentamos em prol da ampliação conceitual da “modelagem matemática no ensino”, a fim de que esta seja considerada sob a ótica da teoria da complexidade, em especial na perspectiva dos “sete saberes morinianos necessários à educação do futuro”.
Referências
ANASTÁCIO, M. Q. A. Concepções de matemática e de realidade no processo de modelagem matemática: alguns apontamentos (Debate Temático – DTB1 – Aspectos Epistemológicos de Modelagem Matemática). In: CONGRESSO NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2007, Ouro Preto, Minas Gerais. Anais... p. 24-34.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de fi losofi a, 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
LEVY, L. F.; ESPÍRITO SANTO, A. O. Conhecendo o conhecimento utilizado em modelagem. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2008, Recife, Pernambuco, Brasil. Anais..., 2008a.
LEVY, L. F.; ESPÍRITO SANTO, A. O. Conjugando, na modelagem matemática, o tema “religião” e alguns debates paradigmáticos. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2008, Guarapuava, Paraná. Anais..., 2008b.
LEVY, L. F.; ESPÍRITO SANTO, A. O. Trabalhando com modelagem, paradigmas epistemológicos e o tema “aquecimento global”. In: ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2009, Belém, Pará. Anais..., 2009.
MORIN, E. A epistemologia da complexidade. In: MORIN, E.; LE MOIGNE, J. L. A inteligência da complexidade. 2. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2001a. p. 43-137.
MORIN, E. Ciência com consciência. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001b.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002a.
MORIN, E. Edgar Morin: ninguém sabe o dia que nascerá. São Paulo: UNESP; Belém: UEPA, 2002b. Entrevista concedida a Edmond Blattchen.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. In: ALMEIDA, M. C. de; CARVALHO, E. A. (Org.). Edgar Morin. São Paulo: Cortez, 2002c. p. 11-102.
MORIN, E.; CIURANA, E-R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, Distrito Federal: UNESCO, 2003.
NUSSENZVEIG, H. M. Introdução à complexidade. In: NUSSENZVEIG, H. M. (Org.). Complexidade e caos. Rio de Janeiro: UFRJ; COPEA, 1999.
PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. 115p.
PRIGOGINE, I. O fi m das certezas: tempo, caos e as leis da natureza, São Paulo: UNESP, 1996.
PRIGOGINE, I. Ilya Prigogine: do ser ao devir. São Paulo: UNESP; Belém, PA: EDUEPA, 2002. (Coleção Nomes de deuses). Entrevista concedida a Edmond Blattchen, Liège, Bélgica, 1997.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática