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Modelagem matemática no ensino, complexidade e saberes necessários à educação do futuro
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Palavras-chave

Modelagem matemática no ensino
Complexidade

Como Citar

LEVY, Lênio Fernandes. Modelagem matemática no ensino, complexidade e saberes necessários à educação do futuro. Zetetike, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 165–177, 2011. DOI: 10.20396/zet.v19i35.8646649. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646649. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

No presente artigo, discorremos acerca da possibilidade de um trabalho em que se conjuguem modelagem matemática no ensino e epistemologia da complexidade. Apresentamos alguns princípios do paradigma complexo “moriniano ”, em seguida aos quais argumentamos em prol da ampliação conceitual da “modelagem matemática no ensino”, a fim de que esta seja considerada sob a ótica da teoria da complexidade, em especial na perspectiva dos “sete saberes morinianos necessários à educação do futuro”.

https://doi.org/10.20396/zet.v19i35.8646649
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