Banner Portal
Música e matemática
PDF

Palavras-chave

Música
Matemática
Interdisciplinaridade
Ensino de matemática
Números racionais
Razões matemáticas

Como Citar

VAZ, Leonardo José Leite da Rocha; PINHO, Marcos de Oliveira. Música e matemática : um minicurso interdisciplinar. Zetetike, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 179–194, 2011. DOI: 10.20396/zet.v19i35.8646650. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646650. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma alternativa de contextualização do ensino dos números racionais a alunos do Ensino Fundamental, com o auxílio de novas tecnologias: uma série de oficinas, cujo público-alvo seria formado, principalmente, por estudantes da quinta e sexta séries do Ensino Fundamental. Serão explicados os elementos básicos da música: ritmo, melodia e harmonia. Também será abordada a formação da escala ocidental de notas musicais através da experiência do matemático grego Pitágoras . Alguns dos principais elementos das ondas sonoras, como altura e freqüência, serão relacionados aos números racionais. Através de uma experiência audiovisual, que integra os raciocínios musical e visual ao raciocínio lógico-matemático, é sugerida uma nova abordagem no ensino das frações.

https://doi.org/10.20396/zet.v19i35.8646650
PDF

Referências

ABDOUNUR, O. Matemática e música – o pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras, 1999.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas – a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência – o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993. p. 7

MACHADO, N. J. Matemática e Educação – alegorias, tecnologias e temas afins. São Paulo: Cortez, 2002.

PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

PRIOLLI, M. L. Princípios básicos da música para a juventude. Rio de Janeiro: Casa Oliveira, 1983. p. 20.

SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

VAZ, L. Música e Matemática: novas tecnologias do ensino em uma experiência interdisciplinar. Dissertação (Mestrado) — Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Rio de Janeiro, 2006.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.