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Um olhar semiótico sobre modelos e modelagem
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Palavras-chave

Semiótica
Metáforas
Modelagem matemática

Como Citar

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Um olhar semiótico sobre modelos e modelagem: metáforas como foco de análise. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 38414, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646663. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646663. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Considerando a importância da linguagem sígnica para a conceitualização em Matemática, nosso trabalho se propõe a apresentar reflexões sobre o papel de um tipo especial de signo, a metáfora, em atividades de modelagem matemática. As reflexões sobre possíveis aproximações entre modelos matemáticos e metáforas, são orientadas pela análise de uma atividade de modelagem desenvolvida por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática em relação às questões: Um modelo matemático é uma metáfora? A modelagem matemática é um processo equivalente ao processo de produção de uma metáfora? O uso ou a produção de modelos e metáforas favorece a construção de significados para objetos dos domínios conceituais a que estão associados? As reflexões sinalizam que podemos vislumbrar aproximações entre modelos, modelagem e metáforas que podem ser importantes para a construção de conhecimentos dos alunos envolvidos em atividades de uso e produção de modelos e metáforas.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646663
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Referências

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