Banner Portal
v. 18 (2010): (n. esp.) Linguagem e práticas socioculturais: perspectivas para a Educação Matemática
(n. esp.) Linguagem e práticas socioculturais: perspectivas para a Educação Matemática

Editorial

Carlos Roberto Vianna, Márcia Aparecida Amador Mascia
11-16
Editorial
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646653
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646653

Artigo

Antonio Vicente Marafioti Garnica, Thiago Pedro Pinto
207-244
Considerações sobre a linguagem na sala de aula de matemática
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646654
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646654
Milton Rosa, Daniel Clark Orey
485-504
A influência dos fatores culturais e lingüísticos no ensino-aprendizagem em matemática: o caso dos Estados Unidos
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646655
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646655
Eliane Righi de Andrade
325-344
Esses abomináveis e maravilhosos professores de matemática
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646656
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646656
Juliana Batista Faria, Maria Laura Magalhães Gomes, Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
345-378
Práticas de numeramento nas interações discursivas na sala de aula da educação de pessoas jovens e adultas : o “caso da calculadora”
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646657
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646657
Marcos Luis Gomes
As práticas culturais de mobilização de história da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646658
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646658
Maria Inês Petrucci Rosa
407-432
Formação docente, identidade profissional e a disciplina escolar: práticas curriculares no ensino médio
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646659
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646659
Rossano André Dal-Farra
505-544
Matemática e educação matemática: aproximações epistemológicas, cultura e discursos contemporâneos
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646660
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646660
Valdeni da Silva Reis
653-674
As relações de poder inscritas na escrita do diário de aprendizagem de lingua estrangeira (Inglês)
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646661
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646661
Samuel Edmundo Lopez Bello
545-588
Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646662
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646662
Lourdes Maria Werle de Almeida
38414
Um olhar semiótico sobre modelos e modelagem: metáforas como foco de análise
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646663
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646663
Tânia Cristina Baptista Cabral, Roberto Ribeiro Baldino
621-652
Educação matemática conversando com psicanálise
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646664
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646664
Cláudia Regina Flores
271-294
Cultura visual, visualidade, visualização matemática : balanço provisório, propostas cautelares
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646665
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646665
Claudia Rosa Riolfi, Renata de Oliveira Costa
295-324
Marcas de argumentação em textos escritos por crianças
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646666
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646666
Airton Carrião
17-48
As diferentes posições sociais na relação professor alunos
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646667
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646667
Alexandrina Monteiro, Jackeline Rodriges Mendes, Márcia Ap. Amador Mascia
49-68
Tramas discursivas em práticas escolares de alfabetização
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646668
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646668
Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho
91-128
Da Vesp'assada: perspectivas psicanalíticas dos efeitos linguísticos na sala de aula de Matemática
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646669
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646669
Ana Lúcia Espíndola, Neusa Maria Marques de Souza
69-90
Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646670
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646670
Sônia Maria Clareto, Margareth Sacramento Rotondo
589-620
Experiências no labirinto: linguagens, conhecimentos e subjetividades
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646671
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646671
Carla Nunes Vieira Tavares
257-270
O professor e a relação com a língua estrangeira: no entremeio da peregrinação e da apropriação
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646672
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646672
Carla Gonçalves Rodrigues
245-256
Em que a filosofia da diferença e a arte contemporânea podem servir à formação de professores de matemática?
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646673
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646673
Márcia Ap. Amador Mascia, Michalis Kontopodis
449-484
Reflexão, educação e mudança da sociedade através de narrativas de alunas jovens de grupos minoritários : um diálogo entre Vigotski e Foucault
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646674
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646674
Antonio Miguel, Denise Silva Vilela, Anna Regina Lanner de Moura
129-206
Desconstruindo a matemática escolar sob uma perspectiva pós-metafísica de educação
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646675
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646675