Reflexão, educação e mudança da sociedade através de narrativas de alunas jovens de grupos minoritários : um diálogo entre Vigotski e Foucault

Autores

  • Márcia Ap. Amador Mascia Universidade São Francisco
  • Michalis Kontopodis Universidade Humboldt de Berlin

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646674

Palavras-chave:

Reflexão crítica. Mediação. Educação. Foucault. Mudança da sociedade. Tecnologias de si. Vigotski. Jovens alunas.

Resumo

O que significa “refletir” e como opera o ato de refletir na escola? Este artigo explora dois diferentes modos de refletir em contextos de escolas, nos quais os/as alunos/as compartilham experiências de exclusão social, de baixo desempenho em atividades educacionais convencionais, de desafios econômicos e de problemas familiares. O corpus é oriundo de minha pesquisa etnográfica, que foi realizada em uma escola vocacional experimental na Alemanha em 2004 e 2005, e de uma análise posterior de um projeto escolar que ocorreu na Escola de 2º grau “Woodrow Wilson” em Long Beach, Califórnia, de 1994 a 1998. Na interlocução entre Foucault e Vigotski, o artigo busca demonstrar como os diários e as narrativas de jovens alunas escritos em diferentes contextos educacionais promoveram formas diferentes de comunicação entre professores/as e alunos/as e, também, modos qualitativamente distintos de reflexão. A análise explora o significado dessas diferenças para a educação e para a prática psicológica educacional. Este artigo “brinca” com a sua própria escrita, desdobrando-se como uma peça de teatro, apresentada em oito atos e dois interlúdios. A peça não é, porém, escrita até o fim, e os próximos atos e o fechamento ficam em aberto.

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Biografia do Autor

Márcia Ap. Amador Mascia, Universidade São Francisco

Tradutora do artigo. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), São Paulo (SP) – Brasil. Atua na linha de Linguagem, Discurso e Práticas Educativas

Michalis Kontopodis, Universidade Humboldt de Berlin

Pesquisador Associado do Instituto de Etnologia Europeia, Universidade Humboldt de Berlin. Contatos: Instituto de Etnologia Europeia, Universidade Humboldt de Berlin, Mohrenstraße 41, D-10117 Berlin, Germany

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Publicado

2011-02-11

Como Citar

MASCIA, M. A. A.; KONTOPODIS, M. Reflexão, educação e mudança da sociedade através de narrativas de alunas jovens de grupos minoritários : um diálogo entre Vigotski e Foucault. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646674. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646674. Acesso em: 7 out. 2022.

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