Banner Portal
Reflexão, educação e mudança da sociedade através de narrativas de alunas jovens de grupos minoritários
PDF

Palavras-chave

Reflexão crítica
Mediação
Educação
Foucault
Mudança da sociedade
Tecnologias de si
Vigotski
Jovens alunas

Como Citar

MASCIA, Márcia Ap. Amador; KONTOPODIS, Michalis. Reflexão, educação e mudança da sociedade através de narrativas de alunas jovens de grupos minoritários : um diálogo entre Vigotski e Foucault. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 449–484, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646674. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646674. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O que significa “refletir” e como opera o ato de refletir na escola? Este artigo explora dois diferentes modos de refletir em contextos de escolas, nos quais os/as alunos/as compartilham experiências de exclusão social, de baixo desempenho em atividades educacionais convencionais, de desafios econômicos e de problemas familiares. O corpus é oriundo de minha pesquisa etnográfica, que foi realizada em uma escola vocacional experimental na Alemanha em 2004 e 2005, e de uma análise posterior de um projeto escolar que ocorreu na Escola de 2º grau “Woodrow Wilson” em Long Beach, Califórnia, de 1994 a 1998. Na interlocução entre Foucault e Vigotski, o artigo busca demonstrar como os diários e as narrativas de jovens alunas escritos em diferentes contextos educacionais promoveram formas diferentes de comunicação entre professores/as e alunos/as e, também, modos qualitativamente distintos de reflexão. A análise explora o significado dessas diferenças para a educação e para a prática psicológica educacional. Este artigo “brinca” com a sua própria escrita, desdobrando-se como uma peça de teatro, apresentada em oito atos e dois interlúdios. A peça não é, porém, escrita até o fim, e os próximos atos e o fechamento ficam em aberto.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646674
PDF

Referências

ANONYMOUS. Keepin' it real. Northwest Education Magazine. v. 8, n. 2, 2002. Disponível em: http://www.nwrel.org/nwedu/08-02/real.asp. Acesso em: 28 Sept. 2009.

ARSENAULT, Raymond. Freedom riders: 1961 and the struggle for racial justice. Oxford: Oxford: University Press, 2006.

BENITES, Maria; FICHTNER, Bernd. Vom Umgang mit Differenz: Globalisierung und Regionalisierung im interkulturellen Diskurs (Lidando com a diferença: globalização e regionalização no discurso intercultural). Oberhausen: Athena, 2007.

BOCK, B. A. M.; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (Ed.). Psicologia sóciohistórica: uma perspectiva crítica em Psicologia. São Paulo, Brazil: Cortez, 2002.

BOCK, B. A. M.; GONÇALVES, M. Graça Maria. (Ed.) A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo, Brazil: Cortez, 2009.

BROCKMEIER, J. Erinnerung, Identität und autobiographischer Prozess (Lembrança, identidade e processo autobiográfico). Journal für Psychologie, v. 7, n. 1, p. 22-42, 1999.

CHHUON, V.; CARRANZA, F. Book review: G. Q. Conchas. The color of success: race and high-achieving urban youth. New York: Teachers College Press. In: Urban Education Online, v. 20, p. 1-5, 2008. doi: 10.1177/0042085907311018. Acesso em: 28 jul. 2010.

CORACINI, M. J. R. F. A celebração do Outro – arquivo, memória e Identidade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

DAFERMOS, M. The cultural-historical theory of Vygotsky: philosophical, psychological and pedagogical aspects. Athens: 2002, Atrapos. Em grego.

DANIELS, H. Vigotski e a pedagogia. São Paulo: Loyola, 2003. DANIELS, H. The “social” in post-Vygotskian theory. Theory & Psychology, v. 16, n. 1, p. 37-49, 2006.

DANIELS, H.; COLE, M.; WERTSCH, J. V. (Ed.) The Cambridge companion to Vigotski. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

DAVIS, M. City of quartz: excavating the future in Los Angeles. London: Verso, 1990.

DAVIS, M. Ecology of fear: Los Angeles and the imagination of disaster. New York: Metropolitan Books, 1998.

DELARI JUNIOR, A.; BOBROVA-PASSOS, I. V. Alguns sentidos da palavra Perejivanie em L. S. Vigotski: notas para estudo futuro junto à psicologia russa. Umuarama, Brasil/ Ivanovo, Rússia. Disponível em: http://www.vigotski.net/casa.html. 2009.

DELEUZE, G. Cinema II: the time-image. Tradução de H. Tomlinson e B. Habberjam. London: Continuum, 1987.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

FICHTNER, B. Lernen und Lerntätigkeit: Phylogenetische, Ontogenetische und Epistemologische Studien (Atividade de ensino-aprendizagem: Filogenética, Ontogenética e estudos epistemológicos). Magburg: BdWi-Verlag, 1996.

FICHTNER, B. Reflective learning: problems and questions concerning a current contextualization of the Vygotskian approach. In: HOFFMANN, M.; LENHARD, J.; SEEGER, F. (Ed.). Activity and sign: Grounding Mathematics education. New York: Springer, 2005. p. 179-190.

FICHTNER, B. Wirklichkeit vom „Standpunkt des Neuen” sehen — das Beispiel Albert Einstein (Como é ver a realidade do ponto de vista do novo). In: BENITES, M.; FICHTNER, B. (Ed.). Vom Umgang mit Differenz. Globalisierung und Regionalisierung im interkulturellen Diskurs (Lidando com a diferença: globalização e regionalização no discurso intercultural). Oberhausen: Athena, 2007. p. 145-158.

FIDALGO, S. S.; SILVA, A. S. da (Ed.) Pesquisa crítica de colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo, Brazil: Ductor, 2007. FILIPOVIĆ, Z.; PRIBICHEVICH-ZORIĆ, C. O Diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra. Trad. Heloisa Jaha e Antonio de Almeida Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. (Coleção campo teórico).

FOUCAULT, M.; GROS, F.; EWALD, F.; FONTANA, A. A hermenêutica do sujeito. Trad. Marcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo : Martins Fontes, 2004.

FOUCAULT, M. et. al. Technologies of the self: A seminar with Michel Foucault. Amherst: University of Massachusetts Press, 1988.

FRANK, A. O diário de Anne Frank (Original title: Het Achterhuis: Dagboekbrieven van 12 Juni 1942 – 1 Augustus 1944/The Annex: diary notes from 12 June 1942 – 1 August 1944) São Paulo: Record, 1998.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, P. Education for critical consciousness. New York: Seabury Press, 1973.

GARCIA-REID, P. Examining social capital as a mechanism for improving school engagement among low income Hispanic girls. Youth & Society, v. 39, n. 2, p.164-181, 2007.

GÓES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. A significação nos espaços educacionais. Campinas: Papirus, 1997.

GÓES, M. C. R. de. A natureza social do desenvolvimento psicológico. Cadernos Cedes, Campinas, n. 24, p. 17-24, mar. 1991.

GRUWELL, E. The freedom writers diary: how a teacher and 150 teens used writing to change themselves and the world around them. New York: Broadway Books, 1999.

GRUWELL, E. The freedom writers diary: teacher's guide. New York: Broadway Books, 2007a.

GRUWELL, E. Teach with your heart: Lessons I learned from the freedom writers. New York: Broadway Books, 2007b.

HANSEN, D.; JARVIS, P. Adolescent employment and psychosocial outcomes - a comparison of two employment contexts. Youth & Society, v. 31, n. 4, p. 417- 436, 1999.

HAUG, F. Female sexualization: a collective work of memory. London: Verso, 1987.

HAUG, F. Beyond female masochism: Memory-work and politics. London: Verso, 1992.

HOLZKAMP, K. Kolonisierung der Kindheit. Psychologische und Psychoanalytische Entwicklungserklärungen (Colonizando a infância: explicações de desenvolvimento psicológicos e psicoanalíticos). In: HOLZKAMP, K. Schriften I: Normierung, Ausgrenzung, Widerstand (Writings I: Normalization, Exclusion, Resistance)., ed. Hamburg and Berlin: Argument, 1997 [1995]. p. 72- 97.

HOUCK, J. W.; COHN, C. K.; COHN, A. C. Partnering to lead educational renewal: High-quality teachers, high-quality schools. Long Beach, CA: Teachers College Press, 2004.

HUIJER, M. The aesthetics of existence in the work of Michel Foucault. Philosophy & Social Criticism. v. 25, n. 2, p. 61-85, 1999.

KEILER, P. Lev Vygotskij: Ein Leben für die Psychologie (Lev Vygotskij: A life for Psychology). Weinheim: Beltz, 2002.

KENEALLY, T. Schindler's ark. New York: Simon & Schuster, 1982.

KONTOPODIS, M. Fabrication of times and micro-formation of discourse at a secondary school. Forum: Qualitative Social Research (Online Journal), v. 8, n. 1, 2007. Disponível em: http://www.qualitative-research.net/fqs-texte/1-07/07- 1-11-e.html. Acesso em: 05 jun. 2010.

KONTOPODIS, M. Culture, dialogue and emerging educational challenges: An introduction. In: KONTOPODIS, M. (Ed.). Children, culture and emerging educational challenges: A dialogue with Brazil, Latin America. Berlin: Lehmanns Media, 2009a. p. 9-23.

KONTOPODIS, M. Editorial: Time. Matter. Multiplicity. Memory Studies, v. 2, n. 1, p. 5-10, 2009b.

KONTOPODIS, M. (Ed.). Children, culture and emerging educational challenges: A Dialogue with Brazil, Latin America. Berlin: Lehmanns Media, 2009c.

KONTOPODIS, M. Landless movement, materiality and radical politics in Brazil, Espirito Santo: A multimedia anthropological scape. 2010. Disponível em: http://landlessmov2010.wordpress.com. Acesso em: 31 jul. 2010.

KONTOPODIS, M.; NIEWÖHNER, J. (Ed.). Das Selbst als Netzwerk: Körper und Artefakte im Alltag (O ”eu” como uma rede: corpos e artefatos do cotidiano). Bielefeld, 2010. Transcript.

LAGRAVENESE, R. Freedom writers. Paramount Pictures. USA, 2006.

LEE, Carol Ann. Anne Frank and children of the holocaust. New York: VIKING and Penguin Group, 2006.

LIBERALI, F. C. Researchers learning by intervention research: The “Acting-ascitizens” Program as a joint production between researchers and deprived communities in São Paulo. In: KONTOPODIS, M. (Ed.). Children, culture and emerging educational challenges: A Dialogue with Brazil, Latin America. Berlin: Lehmanns Media, 2009. p.75-96.

LINSTEAD, S.; PULLEN, A. Gender as multiplicity: Desire, displacement, difference and dispersion. Human Relations, v. 59, n. 9, p. 1287-1310, 2006.

LOPEZ, T. A. (Ed.). Growing up chicana/-o. New York: Harper Paperbacks, 1995.

MACRINE, L. S. (Ed.). Critical Pedagogy in uncertain times: Hope and possibilities. London: Palgrave Macmillan, 2009.

MAGIOLINO, S. L. Emoções humanas e significação numa perspectiva históricocultural do desenvolvimento humano: um estudo teórico da obra de Vigotski. Dissertação (Mestrado) — Departamento de Psicologia, UNICAMP, Campinas, 2004.

MIDDLETON, D.; EDWARDS, D. (Ed.) Collective remembering. London: Sage, 1990.

NOLAN, K. M. 'Opposition machen wir!' (Nós fazemos oposição!) - Youth and the contestation of civic and political legitimacy in Germany. Childhood - A Global Journal of Child Research, v. 8, n. 2, p. 293-312, 2001.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 4. ed., 2008.

PAPADOPOULOS, D. The ordinary superstition of subjectivity: Liberalism and technostructural violence. Theory & Psychology, v. 13, n. 1, p. 73-93, 2003. P

APADOPOULOS, D. Editorial: Psychology and the political. Critical Psychology, v. 12, p. 1-5, 2005.

PINO, A. O social e o cultural na obra de Lev S. Vigotski. Educação & Sociedade. Campinas, ano XXI, n. 71, p. 45-78, jul. 2000.

POURKOS, M. The role of socio-historical-cultural context in the interpretation and understanding of the columbine tragedy: Towards an eco-bodily-experiential approach. In: POURKOS, M. (Ed.). Socio-historical and cultural approaches in Psychology and Education. Athens: Atrapos, 2006. p. 573-596.

ROSE, N. Governando a alma: a formação do eu privado. In: SILVA, T. T. (Org.). Liberdades reguladas. Petrópolis: Vozes, 1998.

ROSE, N. Powers of freedom: Reframing political thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. ROTH, W-M. On mediation: Toward a cultural-historical understanding. Theory & Psychology. v. 17, n. 5, p. 655–680, 2006.

ROTH, W-M. et al. Re/making identities in the praxis of urban schooling: A cultural historical perspective. Mind, Culture, and Activity, v. l, n. 2, p. 48-69, 2004.

SØRENSEN, E. The materiality of learning: Technology and knowledge in educational practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

SPIELBERG, S. Schindler's list. Universal Pictures. USA, 1993.

STEPHENSON, N.; PAPADOPOULOS, D. Analysing everyday experience: Social research and political change. London: Palgrave Macmillan, 2006.

STETSENKO, A. From relational ontology to transformative activist stance on development and learning: Expanding Vygotsky’s (CHAT) Project. Cultural Studies of Science Education. v. 3, n. 2, p. 471-491, 2008.

STETSENKO, A. Vygotsky and the conceptual revolution in developmental sciences: Towards a unified (non-additive) account of human development. In: FLEER, Marilyn; HEDEGAARD, Mariane; TUDGE, Jonathan; PROUT, Allan. (Ed.). World year book of Education. Constructing childhood: Global-local policies and practices. London: Routledge, 2009. p. 125-142.

STETSENKO, A.; ARIEVITCH, I. The self in cultural-historical activity theory: Reclaiming the unity of social and individual dimensions of human development. Theory & Psychology. 2004. v.14, n. 4, p. 475–503.

URCIUOLI, B. Skills and selves in the new workplace. American Ethnologist, v. 35, n. 2, p. 211-228, 2008.

VAN OERS, B. Helping young children to become literate: the relevance of narrative competence for developmental education. European Early Childhood Education Research Journal, v. 15, n. 2, p. 299-312, 2007.

VERESOV, Nikolai. Undiscovered Vygotsky: Etudes on the pre-history of cultural-historical Psychology. Frankfurt am Main and New York: Peter Lang, 1999.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad. do russo: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGODSKAJA, G.; LIFANOVA, T. Lev Semjonovic Vygotskij: Leben – Tätigkeit – Persönlichkeit (Lev Semionovic Vigotski: Vida – Atividade - Personalidade). Hamburg: Kovac, 1999.

VYGOTSKY, L. S. A transformação socialista do homem. Tradução do inglês de Nilson Dória, a partir da versão em inglês The socialist alteration of man, do site Marxists Internet Archive. 2004 [1934]. Disponível em: www.marxists.org/portugues/vygotsky/1930/mes/transformacao.html. Acesso em: 5 jul. 2010.

VYGOTSKY, L. S. O significado histórico da crise da Psicologia. Uma investigação metodológica. In: VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em Psicologia. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia da Arte. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VYGOTSKY, L. S. Manuscrito de 1929 [Psicologia Concreta do Homem]. Trad. Alexandra Marenitch. In: Educação e Sociedade: revista quadrimestral de Ciência da Educação/Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes),Campinas, ano XXI, n. 71, jul. 2000.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WALKERDINE, V.; LUCEY, H.; MELODY, J. Growing up girl: Psychosocial explorations of gender and class. New York: New York University Press, 2001.

WIESEL, E. Night (Original Title: Un di Velt Hot Geshvign). Trad. Marion Wiesel. New York: Bantam Dell, 2006 [1960].

WULF, C. Antropologia da educação. Trad. Sidney Reinaldo da Silva. Campinas, São Paulo: Alínea, 2005.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.