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Esses abomináveis e maravilhosos professores de matemática
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Palavras-chave

Subjetividade
Representações de matemática
Professores de matemática

Como Citar

ANDRADE, Eliane Righi de. Esses abomináveis e maravilhosos professores de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 325–344, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646656. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646656. Acesso em: 16 jun. 2024.

Resumo

A proposta desse artigo é relacionar as representações de matemática, que surgem no dizer dos enunciadores entrevistados, com a constituição desses sujeitos, de modo a refletir como essas representações interferem em sua subjetividade e na forma de pensar a matemática. Esse trabalho traz como pressupostos teóricos a abordagem discursiva, os estudos foucautianos da linguagem e alguns conceitos da psicanálise, buscando nas representações da matemática a articulação entre subjetividade e práticas discursivas. Pela análise dos recortes discursivos, é possível perceber que a matemática é concebida, geralmente, como um conhecimento disciplinarizado, associado ao processo de ensino-aprendizagem e aos professores que ministraram a disciplina no ensino regular, ora assumindo um caráter utilitarista, ora relacionando-se ao desejo do sujeito pelo conhecimento.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646656
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