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Considerações sobre a linguagem na sala de aula de matemática
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Palavras-chave

Educação matemática
Linguagem
Modelo dos campos semânticos
Jogos de linguagem

Como Citar

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; PINTO, Thiago Pedro. Considerações sobre a linguagem na sala de aula de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 207–244, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646654. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646654. Acesso em: 21 jun. 2024.

Resumo

Este trabalho estuda os usos da linguagem em sala de aula de Matemática. Mais especificamente, analisa como professores utilizam a linguagem para comunicar-se com seus alunos durante as aulas. Inicialmente, são expostas nossas intenções e a leitura de algumas produções em Educação Matemática que se aproximam de nossa proposta. Em seguida, apresentamos os dois aportes teóricos que dão sustentação ao nosso trabalho, o “Modelo dos Campos Semânticos” e os “jogos de linguagem”, de Wittgenstein, considerando seus pontos de aproximação e distanciamento. As filmagens nas salas de aula de dois professores foram transformadas em clipes que, transcritos, organizam os dados da pesquisa. Com a análise desses dados, a partir dos aportes teóricos adotados, foi possível listar eventos que caracterizam alguns usos da linguagem e, por fim, elencar faces do “jogo de linguagem” da sala de aula de Matemática.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646654
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