Educação matemática conversando com psicanálise

Autores

  • Tânia Cristina Baptista Cabral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Roberto Ribeiro Baldino Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646664

Palavras-chave:

Educação Matemática. Psicanálise. Ensino superior. Aprendizagem matemática. Quatro discursos.

Resumo

Tentamos caracterizar a pedagogia da Assimilação Solidária a partir da psicanálise lacaniana. Respondemos a terrível questão: o que é a matemática? É a posição subjetiva que se representa pela identidade , o que faz da matemática do século 20 uma convenção de linguagem, sempre assombrada pela possibilidade de encontrar um paradoxo. Caracterizamos a Assimilação Solidária e o ensino tradicional vigente a partir dos quatro discursos de Lacan. Através da descrição de episódios de sala de aula, mostramos a execução e as limitações do método da hipnose inversa que caracteriza a posição do analista na clínica. Mostramos como, através da dosagem da angústia, pode-se lidar com os emergentes dessas limitações. Concluímos, analisando o vínculo da álgebra com a aritmética como elemento interpretativo dos episódios de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Cristina Baptista Cabral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Rio Grande do Sul (RS) – Brasil. Membro Aderente da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) – Seção SP

Roberto Ribeiro Baldino, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS - Guaíba), Rio Grande do Sul (RS) - Brasil

Referências

BALDINO, R. R. Student strategies in solidarity assimilation groups. In: ZACK, V.; MOUSELEY, J.; BREEN, C. (Ed.). Developing practice: Teacher's inquiry and educational change. Geelong, Australia: Deakin University, 1997. p. 123-134.

BALDINO, R. R.; CABRAL T. C. B. A pulsão em um caso de dificuldade especial em cálculo. Educação e Sociedade, Papirus, v. 49, p. 485-500, 1995.

BALDINO, R. R.; CABRAL, T. C. B. Os quatro discursos de Lacan e a Educação Matemática. Quadrante — APM, Lisboa, v. 6, n. 2, p. 1-24, 1997.

BALDINO, R. R.; CABRAL, T. C. B. Lacan's four discourses and mathematics educational credit system. Chreods, UK, v. 13, n. 13, p. 45-59, 1998a. Disponível em: http://s13a.math.aca.mmu.ac.uk.

BALDINO, R. R.; CABRAL, T. C. B. Lacan and the school's credit system. In: PSYCHOLOGY OF MATHEMATIC EDUCATION, 22nd, 1998, Stellenbosch. Proceedings... Bellvillle, 1998b. v. 2. p. 56-63.

BALDINO, R. R.; CABRAL, T. C. B. Lacan'sfour discourses and mathematics education. In: Psychology of Mathematic Education, 23rd, 1999, Haifa. Proceedings... Haifa: Technion Institute, 1999. v. 2. p. 56-63.

BALDINO, R. R.; CABRAL, T. C. B. Lacanian psychoanalysis and pedagogical transfer: affect and cognition. In: Psychology of Mathematic Education, 26th, 2002, Norwich. Proceedings... Norwich: University of East Anglia-UK, 2002. v. 2. p. 169-176.

BALDINO, R. R.; CABRAL, T. C. B. Situations of psychological cognitive nogrowth. In: Psychology of Mathematic Education, 29th, 2005, Melbourne. Proceedings... Melbourne: University of Melbourne, 2005a. v.2. p. 105-112.

BALDINO, R. R.; CABRAL, T. C. B. Inclusion and diversity from Hegel and Lacan point of view: do we desire our desire for change? International Journal of Science and Math Education, Springer, Netherlands, p. 1-25, 2005b. C

ABRAL, T. C. B. Contribuições da Psicanálise à Educação Matemática. A lógica da intervenção didática em processos de aprendizagem. Tese (Doutorado) — Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 1998.

CABRAL, T. C. B. Affect and cognition in pedagogical transference: a lacanian perspective. In: WALSHAW, M. (Org.). Mathematics Education within the Postmodern. Greenwich: Information Age Publishing Inc., 2004. p. 141-158.

CABRAL, T. C. B.; BALDINO, R. R. Formal inclusion and real diversity in an engineering program of a new public university. In: Psychology of Mathematic Education, 28th, 2004, Bergen. Proceedings… Bergen: University College, 2004. v. 2. p. 175-182.

CARVALHO, A. M. F. T. de; CABRAL, T. C. B. Teacher and students: setting up the transference. For the Learning of Mathematics, Kingston, v. 23, n. 2, p. 11- 15, 2003.

HEGEL, G. W. F. Science of logic. New York: Allen & Unwin, 1929.

LACAN, J. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1988a.

LACAN, J. O seminário, livro 03: as psicoses. Rio de Janeiro: Zahar, 1988b.

LACAN, J. O seminário, livro 17: o avesso da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

MILLER, J-A. Peças avulsas III. Opção Lacaniana, n. 45, p. 9-30, 2006.

WALSHAW, M.; CABRAL, T. C. B. Reviewing and thinking the affect/cognition relation. In: Psychology of Mathematic Education, 29th, 2005, Melbourne. Proceedings… Melbourne: University of Melbourne, 2005. v. 4. p. 297-303.

Downloads

Publicado

2011-02-11

Como Citar

CABRAL, T. C. B.; BALDINO, R. R. Educação matemática conversando com psicanálise. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646664. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646664. Acesso em: 26 maio. 2022.