Resumo
Este trabalho tem como objeto de estudo as práticas culturais de mobilização, ou seja, práticas de apropriação e transposição da história da matemática, realizada por autores de livros didáticos de matemática para o Ensino Médio. Essas práticas de mobilização são aqui concebidas como formas simbólicas, e o estudo dessas foi realizado com base em uma análise de cunho hermenêutico. Realizamos o cruzamento entre três tipos de fontes documentais: coleções de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) 2005; entrevistas realizadas com alguns autores dessas coleções e pareceres constantes no catálogo do PNLEM relativos a essas obras. Essa análise remeteu-nos a empreender uma interpretação personalizada dos padrões semióticos pelos quais se teriam pautado alguns autores de livros textos, quando procuraram estabelecer um diálogo com a história da matemática a fim de fazerem-na participar de seus textos didáticos destinados à educação matemática escolar.Referências
BIANCHI, Maria Isabel Zanutto. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos.2004. Dissertação (Mestrado) - ICGE/Unesp.
BRASIL. Catálogo do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM): Matemática. Brasília: MEC, SEMTEC, FNDE, 2004.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, INEP, 1999.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
GOMES, Marcos L. As práticas culturais de mobilização de história da matemática em livros didáticos destinados ao Ensino Médio. Dissertação. 2008. (Mestrado) – Faculdade de Educação - Unicamp, Campinas.
MENDEZ, Mário Castillo. O livro e a educação: aspectos políticos da produção do livro didático. In: BARBOSA, Raquel L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e persperctivas. São Paulo: Editora Unesp, 2003. p. 57-70.
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na educação matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MIORIM, Maria Ângela. A introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
VIANNA, Carlos Roberto. Matemática e história: algumas relações e implicações pedagógicas.1995. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação - USP, São Paulo.
VIANNA, Carlos Roberto. Vidas e circunstância na educação matemática. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação - USP, São Paulo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática