Resumo
O propósito deste artigo é explorar o funcionamento de alguns dispositivos desta contemporaneidade, tanto filosóficos como artísticos, que podem movimentar um currículo de Curso de Licenciatura em Matemática, contribuindo para a formação de professores dessa área de conhecimento. Parte-se de um conjunto de perguntas: Quais agenciamentos a educação matemática é capaz de construir nesta contemporaneidade? Que relações são fabricadas em tais arranjos de coisas, ideias e pessoas? E como eles funcionam, como se vinculam nas múltiplas linguagens que reúnem? O que produzem nessa conjugação? A construção de réplicas para tais questões alimenta-se de dados produzidos durante a prática de ensino com onze estagiários do referido curso, no que tange à construção, ao desenvolvimento e à avaliação de Projetos de Ensino e Aprendizagem em escolas da rede pública.Referências
BARROS, Manoel de. O livro das ignorãnças. Rio de Janeiro: Record, 1998.
BECKETT, Samuel. Como é. Tradução de Ana Helena Souza. São Paulo: Iluminuras, 2003.
BRASIL. [Plano Nacional de Educação (2001)]. Apresentado por Ivan Valente. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
CALVINO, Ítalo. Palomar. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CASTRO, Lisete Barboza de; RICARDO, Maria Manuel Calvet. Gerir o trabalho de projecto. 5. ed. Lisboa: Texto Editora, 1998.
CORRAZA, Sandra Mara. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz B. L. Orlandi; Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles. O mistério de Ariana. Tradução de Edmundo Cordeiro. Lisboa: Passagens, 1996.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução de José Carlos Rodrigues. Lisboa: Vega, 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto; Ana Lúcia de Oliveira; Lúcia Cláudia Leão; Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999. v.3. (Trans.)
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2002. v.4. (Trans.)
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. L’ abécédaire de Gilles Deleuze. Entrevista com Gilles Deleuze. Editoração: Brasil, Ministério de Educação, “TV Escola”, 2001. Paris: Editions Montparnasse, 1997. 1 videocassete, VHS, son., color.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. 15. ed. São Paulo: Papirus, 1990.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática