Banner Portal
Editorial
PDF

Palavras-chave

Educação matemática - Editorial

Como Citar

VIANNA, Carlos Roberto; MASCIA, Márcia Aparecida Amador. Editorial. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 11–16, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646653. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646653. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Número especial v.18 (2010).

https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646653
PDF

Referências

GARNICA, A. V. M.; PINTO, T. P. Considerações sobre a linguagem na sala de aula de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646654. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646654. Acesso em: 14 nov. 2023.

ROSA, M.; OREY, D. C. A influência dos fatores culturais e lingüísticos no ensino-aprendizagem em matemática: o caso dos Estados Unidos. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646655. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646655. Acesso em: 14 nov. 2023.

ANDRADE, E. R. de. Esses abomináveis e maravilhosos professores de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646656. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646656. Acesso em: 14 nov. 2023.

FARIA, J. B.; GOMES, M. L. M.; FONSECA, M. da C. F. R. Práticas de numeramento nas interações discursivas na sala de aula da educação de pessoas jovens e adultas : o “caso da calculadora”. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646657. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646657. Acesso em: 14 nov. 2023.

GOMES, M. L. As práticas culturais de mobilização de história da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646658. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646658. Acesso em: 14 nov. 2023.

ROSA, M. I. P. Formação docente, identidade profissional e a disciplina escolar. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646659. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646659. Acesso em: 14 nov. 2023.

DAL-FARRA, R. A. Matemática e educação matemática: aproximações epistemológicas, cultura e discursos contemporâneos. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646660. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646660. Acesso em: 14 nov. 2023.

REIS, V. . da S. As relações de poder inscritas na escrita do diário de aprendizagem de lingua estrangeira (Inglês). Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646661. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646661. Acesso em: 14 nov. 2023.

BELLO, S. E. L. Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646662. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646662. Acesso em: 14 nov. 2023.

ALMEIDA, L. M. W. de. Um olhar semiótico sobre modelos e modelagem : metáforas como foco de análise. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646663. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646663. Acesso em: 14 nov. 2023.

CABRAL, T. C. B.; BALDINO, R. R. Educação matemática conversando com psicanálise. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646664. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646664. Acesso em: 14 nov. 2023.

FLORES, C. R. Cultura visual, visualidade, visualização matemática : balanço provisório, propostas cautelares. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646665. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646665. Acesso em: 14 nov. 2023.

RIOLFI, C. R.; COSTA, R. de O. Marcas de argumentação em textos escritos por crianças. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646666. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646666. Acesso em: 14 nov. 2023.

CARRIÃO, A. As diferentes posições sociais na relação professor alunos. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646667. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646667. Acesso em: 14 nov. 2023.

MONTEIRO, A.; MENDES, J. R.; MASCIA, M. A. A. Tramas discursivas em práticas escolares de alfabetização. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646668. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646668. Acesso em: 14 nov. 2023.

MONTEIRO, A.; MENDES, J. R.; MASCIA, M. A. A. Tramas discursivas em práticas escolares de alfabetização. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646668. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646668. Acesso em: 14 nov. 2023.

CARVALHO, A. M. F. T. de. Da Vesp’ assada: perspectivas psicanalíticas dos efeitos linguísticos na sala de aula de Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646669. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646669. Acesso em: 14 nov. 2023.

ESPÍNDOLA, A. L.; SOUZA, N. M. M. de. Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646670. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646670. Acesso em: 14 nov. 2023.

CLARETO, S. M.; ROTONDO, M. S. Experiências no labirinto: linguagens, conhecimentos e subjetividades. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646671. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646671. Acesso em: 14 nov. 2023.

TAVARES, C. N. V. O professor e a relação com a língua estrangeira: no entremeio da peregrinação e da apropriação. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646672. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646672. Acesso em: 14 nov. 2023.

RODRIGUES, C. . G. Em que a filosofia da diferença e a arte contemporânea podem servir à formação de professores de matemática?. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646673. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646673. Acesso em: 14 nov. 2023.

MASCIA, M. A. A.; KONTOPODIS, M. Reflexão, educação e mudança da sociedade através de narrativas de alunas jovens de grupos minoritários : um diálogo entre Vigotski e Foucault. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646674. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646674. Acesso em: 14 nov. 2023.

MIGUEL, A.; VILELA, D. S.; MOURA, A. R. L. de. Desconstruindo a matemática escolar sob uma perspectiva pós-metafísica de educação. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646675. Acesso em: 14 nov. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.