As diferentes posições sociais na relação professor alunos

Autores

  • Airton Carrião Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646667

Palavras-chave:

Posições sociais. Assimetria de poder. Participação em aula. Discurso na aula de Matemática.

Resumo

Este trabalho busca discutir como o poder se organiza, se distribui e se revela na interação discursiva em uma sala de aula de Matemática. Para tanto, buscamos analisar um episódio onde a professora e os alunos discutem a solução de um problema. A análise foi efetuada numa perspectiva bakhtiniana, considerando que toda produção discursiva é social, nos apoiamos também nas idéias de Bourdieu para a discussão da distribuição e manutenção do poder. A diferenciação na participação nas interações da sala de aula, decorrente da assimetria de poder, implica diretamente no sucesso ou fracasso escolar. O reforço contínuo dessa diferenciação num longo prazo pode resultar na exclusão ou marginalização dos alunos que apresentam maiores dificuldades no processo de escolarização.

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Biografia do Autor

Airton Carrião, Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais(MG) – Brasil

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Publicado

2011-02-11

Como Citar

CARRIÃO, A. As diferentes posições sociais na relação professor alunos. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646667. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646667. Acesso em: 16 ago. 2022.