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As diferentes posições sociais na relação professor alunos
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Palavras-chave

Posições sociais
Assimetria de poder
Participação em aula
Discurso na aula de matemática

Como Citar

CARRIÃO, Airton. As diferentes posições sociais na relação professor alunos. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 17–48, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646667. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646667. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho busca discutir como o poder se organiza, se distribui e se revela na interação discursiva em uma sala de aula de Matemática. Para tanto, buscamos analisar um episódio onde a professora e os alunos discutem a solução de um problema. A análise foi efetuada numa perspectiva bakhtiniana, considerando que toda produção discursiva é social, nos apoiamos também nas idéias de Bourdieu para a discussão da distribuição e manutenção do poder. A diferenciação na participação nas interações da sala de aula, decorrente da assimetria de poder, implica diretamente no sucesso ou fracasso escolar. O reforço contínuo dessa diferenciação num longo prazo pode resultar na exclusão ou marginalização dos alunos que apresentam maiores dificuldades no processo de escolarização.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646667
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