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A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática
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Palavras-chave

Padrões de interacção
Tipos de perguntas e tempo de espera pelas respostas
Formação inicial de professores de matemática

Como Citar

ALMEIDA, Matilde G.; FERNANDES, José António. A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 109–154, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i34.8646681. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646681. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como principal objectivo descrever e analisar os modos de comunicação de futuros professores de Matemática. No estudo que serviu de base a este texto, adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, baseada na elaboração de estudos de caso, de dois futuros professores de Matemática que integravam o núcleo de estágio orientado pela investigadora. Quanto à comunicação na aula de Matemática, os dois futuros professores apresentam concepções e práticas diferentes. João associa a comunicação ao modo como o professor expõe a matéria e às interacções professor-aluno, implementando um ensino centrado no professor que expõe e explica, transmitindo conhecimentos. Sara considera que devem prevalecer as interacções horizontais entre os alunos, advogando que estas são mais favoráveis a uma aprendizagem centrada no aluno e com compreensão, e no ensino valoriza, sem sempre conseguir implementar, as discussões entre os alunos e o recurso a questões abertas como forma de clarificarem as suas ideias e de apresentarem estratégias alternativas de resolução das tarefas.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i34.8646681
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