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Desafios e possibilidades do trabalho com projetos e com tecnologias na licenciatura em matemática
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Palavras-chave

Pedagogia de projetos
Formação inicial docente em matemática
Tecnologias informáticas
Ensino de geometria analítica

Como Citar

RICHIT, Adriana; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Desafios e possibilidades do trabalho com projetos e com tecnologias na licenciatura em matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 15–42, 2010. DOI: 10.20396/zet.v18i33.8646692. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646692. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A formação inicial docente, considerando sua especificidade e dimensões, constitui-se em objeto de estudo de pesquisas em educação, educação matemática e outras áreas do conhecimento e é tema de debates e alvo de atenção das recentes políticas públicas do Ministério da Educação, devido ao movimento de mudanças sociais e políticas que impactam na escola e na prática docente. Dentre essas, destacam-se aquelas deflagradas pela presença e utilização das tecnologias nas atividades educativas e nas diversas práticas sociais humanas. Nessa perspectiva, compreender como essas mudanças se refletem na prática docente e no processo de formação inicial de professores torna-se essencial à qualificação da educação e à implementação de mudanças na escola. Diante disso, buscamos, neste artigo, apresentar algumas reflexões sobre as possibilidades propiciadas pelas tecnologias no processo de formação inicial docente, focando o trabalho com projetos como articulador da formação específica, pedagógica e tecnológica. Para tanto, baseamo-nos nos resultados de uma pesquisa que buscou apresentar novas compreensões sobre o desenvolvimento de projetos pautados no uso de tecnologias na formação do futuro professor de matemática. Os dados do estudo ressaltam aspectos do trabalho com projetos que favorecem a formação do futuro professor de matemática, visto que possibilitaram o aprofundamento do conhecimento específico, ao mesmo tempo que propiciam ao licenciando a vivência de situações da prática docente e o aprofundamento de conhecimentos de uso de softwares no estudo da matemática.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i33.8646692
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