Resumo
Neste texto nos propomos a apresentar análises e reflexões sobre as possibilidades de contemplar a Modelagem Matemática com uma teoria de representações semióticas. Analisamos uma proposta para o Ensino Fundamental, voltada ao desenvolvimento do pensamento algébrico, mediado pela Modelagem Matemática, vivenciada junto a um grupo de professores durante um curso realizado em Faxinal do Céu, no Município de Pinhão, no interior do Estado do Paraná. Elegemos a etapa da Modelagem Matemática, que se refere à resolução dos problemas colocados pelos temas, porque haverá a necessidade do conhecimento de objetos matemáticos e suas conceituações, como consequência dos procedimentos e das estratégias elencados para a solução dos problemas, sem os quais estes não poderão ser resolvidos. Analisamos as soluções apresentadas aos problemas colocados pelos temas e os analisamos à luz de uma teoria de representações semióticas, o que contribui para as conceituações e para o desenvolvimento do pensamento algébrico, pois os diferentes registros de representação mobilizam operações cognitivas de formação, tratamento e conversão, colocando em cena o fenômeno da congruência semântica, responsável por um maior ou menor sucesso para estas conceituações.Referências
BRANDT, C. F. Contribuições dos registros de representação semiótica na conceituação do sistema de numeração. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) − Universidade Federal de Santa Catarina − UFSC, Florianópolis, 2005.
BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensinoaprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) − Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, 1992.
COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.) As idéias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995.
DUVAL, R. Écarts sémantiques et cohérence mathématique: introduction aux problèmes de congruence. In: ANNALES DE DIDACTIQUE ET DE SCIENCES COGNITIVES, 1., IREM de Strasbourg, Anais...1988. p. 7-25.
DUVAL, R. Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. In: ANNALES DE DIDACTIQUE ET DE SCIENCES COGNITIVES, 5., IREM de Starsbourg. Anais..., 1993. p. 37-65.
DUVAL, R. Sémiósis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Suisse, Bern: Peter Lang, 1995.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática