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A relação conhecimento versus conhecimento pedagógico na formação do professor de matemática
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Palavras-chave

História da educação matemática
Formação de professores de matemática
Conhecimento matemático x conhecimento pedagógico

Como Citar

DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva; OLIVEIRA, Maria Cristina A. de; PINTO, Neuza Bertoni. A relação conhecimento versus conhecimento pedagógico na formação do professor de matemática: um estudo histórico. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 103–136, 2010. DOI: 10.20396/zet.v18i33.8646695. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646695. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Uma das questões ainda atuais sobre a formação de professores Matemática diz respeito à falta de articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos pedagógicos. Debates sobre representações envolvidas nas práticas docentes perpassam a história do ensino de Matemática brasileiro, permitindo observar a polêmica relação existente entre saberes específicos e saberes pedagógicos na formação dos professores de Matemática. Nesse sentido, pretende-se, neste artigo, traçar um panorama histórico dessa relação. Analisamos, no cenário brasileiro de formação de professores de Matemática, modos de divulgação e circulação de representações dominantes em diferentes épocas, a partir de experiências pessoais de professores de Matemática, dentre os quais destacamos Benedito Castrucci, Ubiratan D’Ambrosio e Osvaldo Sangiorgi. Fazemos uso de fontes documentais como depoimentos, artigos de jornal, anotações de aulas e livros didáticos de autoria desses personagens. As análises valem-se de aportes teóricos da História Cultural, em especial, a operação historiográfica, segundo Michel De Certeau e o conceito de apropriação de acordo com Roger Chartier.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i33.8646695
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