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Matemática e infância no “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”
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Palavras-chave

Currículo
Matemática
Educação infantil

Como Citar

ARAUJO, Elaine Sampaio. Matemática e infância no “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”: um olhar a partir da teoria histórico-cultural. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 137–172, 2010. DOI: 10.20396/zet.v18i33.8646696. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646696. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Este artigo discute a organização do ensino de matemática presente no “Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil” - RCNEI. Na intenção de realizar uma análise crítica desse documento, na área de matemática, à luz da teoria histórico-cultural, o estudo abordou os aspectos relacionados à infância e à Matemática e aos conteúdos matemáticos. A análise permite concluir que o RCNEI, ao não considerar a criança em sua condição infantil, propõe atividades e conteúdos descontextualizados não apenas da infância, mas também da produção sócio-histórica do conhecimento matemático. Porém, para que uma proposta curricular oriente o ensino de Matemática na Educação Infantil, faz-se necessário considerar a realidade social e econômica, os diferentes níveis de formação dos professores, a dinâmica das escolas e de seus projetos pedagógicos, a natureza cultural da produção do conhecimento matemático e o movimento de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i33.8646696
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