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Leitura, escrita e matemática
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Palavras-chave

Leitura
Escrita e matemática
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem

Como Citar

SOUZA, Ana Paula Gestoso de; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Leitura, escrita e matemática: a apropriação de conhecimentos e a receptividade de alunos da 4ª série do ensino fundamental. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 173–210, 2010. DOI: 10.20396/zet.v18i33.8646697. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646697. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Ao desenvolver uma sequência didática com o paradidático Doces frações, constatamos que os estudantes elaboraram hipóteses, estratégias e interagiram com a narrativa, construindo conhecimento e estabelecendo uma relação de interioridade com os saberes abordados nas aulas. Assinalamos também a importância do uso de materiais manipuláveis para a aprendizagem dos alunos, pois, a partir desse tipo de material, os participantes da pesquisa criaram e testaram hipóteses e estratégias, envolvendo-se num processo de compreensão dos conteúdos abordados. Investigando esse processo de aprendizagem dos alunos, enfatizamos o papel do professor como um mediador que, ao ter ciência dos conhecimentos prévios dos alunos acerca de determinado conteúdo e compreendendo as estratégias usadas por eles para resolver uma situação, poderá dispor de condições e efetivar intervenções necessárias, a fim de possibilitar a aprendizagem dos alunos.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i33.8646697
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