Banner Portal
Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar
PDF

Palavras-chave

Educação matemática
Sucesso/fracasso escolar
Relação com o saber
Relação com o saber matemático

Como Citar

OLIVEIRA, Simone Amorim C. K.; MOREIRA, Plínio Cavalcanti. Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 239–266, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i33.8646699. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646699. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Neste artigo relatamos uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo é composto por alunos da oitava série (nono ano) que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. Queríamos compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados “bem- sucedidos” em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos de ambos os grupos e com suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos dois grupos, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i33.8646699
PDF

Referências

ALVES, F.; ORTIGÃO, M. I. ; FRANCO, C. Origem social e risco de repetência escolar: um estudo sobre a interação entre raça e capital econômico. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 37, p. 161-180, 2007.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

BOURDIEU. P. Escritos de Educação. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

CAPUCHINHO, D. S. R. 2002. Fatores que influenciam a relação dos alunos com a matemática. Dissertação (Mestrado) – UFMG, Belo Horizonte.

CASARIN, K. 2008. As diferenças entre os desempenhos escolares, a relação com os saberes e o acesso à escrita: o que dizem professores e alunos de 5ª série. Dissertação (Mestrado) – UNESP, Rio Claro.

CHARLOT, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 97, p. 47-63, 1996.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. 93 p.

GONÇALVES JÚNIOR, M. A. 2004. Um olhar sobre os dizeres e fazeres de uma professora de matemática da 8a Série do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado) – UEL, Londrina.

GRAY, E.; TALL, D. Duality, Ambiguity and Flexibilty: a proceptual view of simple arithmetic. Journal of Research in Mathematics Education, v. 25, n. 2, p. 115-141, 1994.

HIEBERT, J.; LEFEVRE, P. Conceptual and procedural knowledge in Mathematics: an introductory analysis. In: HIEBERT, J. Conceptual and procedural knowledge: the case of Mathematics. London: Lawrence Erlbaum, 1986. p.1-27.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares – as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2004.

NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu. Educação & Sociedade, São Paulo, n.78, p. 15-36, 2002.

NOGUEIRA, M. A. Estratégias de escolarização em famílias de empresários. In: ALMEIDA, A. M. F.; NOGUEIRA, M. A. (Org.) A organização das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 49-65.

PIRES, M. N. M. 2003. Relação com o saber: alunos de um curso de licenciatura em matemática. Dissertação (Mestrado) – UFPR, Curitiba.

REBEL, S. M. C. 2004. A relação com o saber de alunos de um curso normal de nível médio. Dissertação (Mestrado) – UFF, Niterói.

RODRIGUES, R. N. 2001. Relações com o saber: um estudo sobre o sentido da matemática em uma escola pública. Dissertação (Mestrado) – PUC, São Paulo.

SILVA, V. A. Por que e para que aprender matemática? São Paulo: Cortez, 2009.

VIANA, M. J. B. Novas abordagens da escolarização das camadas populares: uma revisão de estudos recentes acerca de trajetórias escolares de sucesso. Vertentes, São João Del-Rei, p. 82-93, 1996.

VIANA, M. J. B. A relação com o saber, com o aprender e com a escola: uma abordagem em termos de processos epistêmicos. Cadernos de Psicologia e Educação - Paidéia, USP/Ribeirão Preto, v. 12, n. 24, p. 175-183, 2002.

ZAGO, N. Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas. Cadernos de Psicologia e Educação - Paidéia, USP/Ribeirão Preto, v. 10, n. 18, p. 70-80, 2001.

ZAGO, N. Os jovens em busca de um ensino que rentabilize as chances escolares. Um estudo com alunos bolsistas do ensino médio. In: REUNIÃO DA ANPED, 25., 2002, Caxambu. Anais... .

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.