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A escrita de livros didáticos de matemática na década de 1920
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Palavras-chave

Livros didáticos de matemática
Educação matemática
História da educação matemática

Como Citar

MIORIM, Maria Ângela Miorim. A escrita de livros didáticos de matemática na década de 1920: o caso de Saverio Cristofaro. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 135–164, 2010. DOI: 10.20396/zet.v17i32.8646708. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646708. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

O professor de matemática da Escola Complementar, anexa à Escola Normal de São Paulo, Saverio Cristofaro, publicou em 1929 o seu livro Como se aprende matemática. Na divulgação do livro, a Companhia Editora Nacional anunciou que se tratava da primeira obra que contemplava a reforma aprovada pela Congregação do Colégio Pedro II naquele mesmo ano. Na apresentação de seu livro, embora afirme que o texto está de acordo com a nova reforma, o autor esclarece que ele é fruto de suas experiências pessoais de quinze anos no magistério. Neste artigo, buscamos compreender essa postura do professor Saverio Cristofaro de privilegiar a prática na escrita de seus textos.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i32.8646708
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