Banner Portal
<b>Alterando o ensino da trigonometria em escolas pública de nível médio: a representação de algumas professoras</b><br><i>p.51-79
PDF

Como Citar

BRIGUETI, M. J. L. <b>Alterando o ensino da trigonometria em escolas pública de nível médio: a representação de algumas professoras</b><br><i>p.51-79. Zetetike, Campinas, SP, v. 8, n. 1-2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v8i13-14.8646714. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646714. Acesso em: 2 out. 2023.

Resumo

Este estudo, que se desenvolveu por meio de uma análise qualitativa dos dados encontrados em entrevistas realizadas com três professores de Matemática de escolas de rede públicas estadual, teve como objetivo verificar a possibilidade de apropriação, no dia-a-dia, de uma proposta alternativa para o ensino e aprendizagem de Trigonometria, em diferentes situações de ensino, bem como em diferentes turnos e escolas de nível médio. Foi possível encontrar, mediante as representações das três professoras de Matemática envolvidas o processo, como foi realizado o processo de ensino, desvendando as concepções dessas professoras sobre o mesmo;qual a visão que elas têm sobre a influência da metodologia posposta; como se deu o envolvimento dos alunos durante o processo; a existência de outros fatores que influenciaram o processo do Ensino. Foi ainda possível concluir que a proposta investigada pode ser apropriada pelos professores de Matemática da rede estadual de ensino.

Palavras-chave
Educação Matemática; Ensino de Trigonometria: representação de professor


Abstract

Alterning trigonometry teaching in government high schools: the representation of a few teachers. This study which was developed by means of a qualitative data analysis from interviews with three public school mathematics teachers. Has aimed at verifying the of a possibility day by day Appropriation of an alternative proposal for the teacher and learning of Trigonometry in different teacher situations, as well as in different shifts and hign schools. Consequently, through the representations of these three mathematics teacher involved in this process, this research was able to verify: the teaching process was developed, in a was developed, in a way to unveil these teacher’s conceptions about on this theme; what are their views on the influence of the proposed methodology: now the students were involved during the process; and the existence of other factors that have influenced the teaching process. The work done throughout this research led to the conclusion that the investigated proposal ca be used by public school mathematics teachers.

Keywords

Mathematics Education; Trigonometry teaching: teacher’s representation

https://doi.org/10.20396/zet.v8i13-14.8646714
PDF

A Zetetike utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.