Banner Portal
Alterando o ensino da trigonometria em escolas pública de nível médio: a representação de algumas professoras
PDF

Palavras-chave

Educação Matemática
Ensino de Trigonometria
Representação de professor

Como Citar

BRIGUETI, Maria José Lourenço. Alterando o ensino da trigonometria em escolas pública de nível médio: a representação de algumas professoras. Zetetike, Campinas, SP, v. 8, n. 1-2, p. 51–79, 2000. DOI: 10.20396/zet.v8i13-14.8646714. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646714. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este estudo, que se desenvolveu por meio de uma análise qualitativa dos dados encontrados em entrevistas realizadas com três professores de Matemática de escolas de rede públicas estadual, teve como objetivo verificar a possibilidade de apropriação, no dia-a-dia, de uma proposta alternativa para o ensino e aprendizagem de Trigonometria, em diferentes situações de ensino, bem como em diferentes turnos e escolas de nível médio. Foi possível encontrar, mediante as representações das três professoras de Matemática envolvidas o processo, como foi realizado o processo de ensino, desvendando as concepções dessas professoras sobre o mesmo;qual a visão que elas têm sobre a influência da metodologia posposta; como se deu o envolvimento dos alunos durante o processo; a existência de outros fatores que influenciaram o processo do Ensino. Foi ainda possível concluir que a proposta investigada pode ser apropriada pelos professores de Matemática da rede estadual de ensino.

https://doi.org/10.20396/zet.v8i13-14.8646714
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.