Banner Portal
Mudanças na formação de professores de matemática
PDF

Palavras-chave

Educação de professor
Professor de matemática
Educação matemática

Como Citar

CARNEIRO, Vera Clotilde Garcia. Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso. Zetetike, Campinas, SP, v. 8, n. 1-2, p. 81–116, 2000. DOI: 10.20396/zet.v8i13-14.8646715. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646715. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudanças na figuras do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como referencial a teoria do pensador francês Michel Foucault, são trabalhados, em especial as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação,ética e culdado-de-si, como análise de discurso arqueo/genealógica de m corpus variado que abrange deste dados quantitativos e documentos formais até pequenas historias e pequenos casos orais.Os afeitos da ruptura se evidenciam na mudanças de status da Licenciatura e do licenciando, no interior da instituição.Na origem,estão novas formas de ver e fazer pesquisa a Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática.
https://doi.org/10.20396/zet.v8i13-14.8646715
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.