Resumo
Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudanças na figuras do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como referencial a teoria do pensador francês Michel Foucault, são trabalhados, em especial as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação,ética e culdado-de-si, como análise de discurso arqueo/genealógica de m corpus variado que abrange deste dados quantitativos e documentos formais até pequenas historias e pequenos casos orais.Os afeitos da ruptura se evidenciam na mudanças de status da Licenciatura e do licenciando, no interior da instituição.Na origem,estão novas formas de ver e fazer pesquisa a Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
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