<b>Mudanças na formação de professores de matemática: um estudo de caso</b><br><i>p.81-116<b>(Segunda Parte: p.100-116)</b>

Autores

  • Vera Clotilde Garcia Carneiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v8i13-14.8646716

Resumo

Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudanças na figuras do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como referencial a teoria do pensador francês Michel Foucault, são trabalhados, em especial as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação,ética e culdado-de-si, como análise de discurso arqueo/genealógica de m corpus variado que abrange deste dados quantitativos e documentos formais até pequenas historias e pequenos casos orais.Os afeitos da ruptura se evidenciam na mudanças de status da Licenciatura e do licenciando, no interior da instituição.Na origem,estão novas formas de ver e fazer pesquisa a Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática.

Palavras-chave
Formação de professores; Professor de Matemática; Educação Matemática


Abstract

Changes in Mathematics teacher education: a case study. This article resumes a case study on Teaching Credential in Mathematics of the Federal University of Rio Grade do Sul (UFRGS),considered a striking example of a moment of change in teacher’ identity and their education, within the national scenery. Based on Michel Foucault’s theory, concepts such as rupture, knowledge, truth and power, subjectization, self-care and existential ethics are applied from a varied data base composed of formal documents to short oral cases and stories The status change inside the institution, and new ways of conducting researches at the University are in its origins, when activities related to teaching and educating new teacher become a research object, identified with Mathematics Education.

Keywords

Teacher education; Mathematics teacher; Mathematics Education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Clotilde Garcia Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Matemática, Doutora em Educação, professora do Instituto de Matemática da UFRGS.

Downloads

Publicado

2009-12-19

Como Citar

CARNEIRO, V. C. G. <b>Mudanças na formação de professores de matemática: um estudo de caso</b><br><i>p.81-116<b>(Segunda Parte: p.100-116)</b>. Zetetike, Campinas, SP, v. 8, n. 1-2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v8i13-14.8646716. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646716. Acesso em: 26 set. 2022.