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Grupo colaborativo e o desenvolvimento profissional de formadores de professores de matemática
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Palavras-chave

Educação matemática
Grupo colaborativo
Desenvolvimento profissional

Como Citar

TRALDI JÚNIOR, Armando; PIRES, Célia Maria Carolino. Grupo colaborativo e o desenvolvimento profissional de formadores de professores de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 47–84, 2009. DOI: 10.20396/zet.v17i31.8646724. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646724. Acesso em: 16 out. 2024.

Resumo

Este artigo toma como referência a pesquisa realizada com a finalidade de analisar as possibilidades de constituição de um grupo de trabalho do tipo colaborativo, reunindo formadores de professores, responsáveis pela disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, num Curso de Licenciatura em Matemática. As questões diretrizes da investigação foram: quais as possibilidades e as dificuldades para que um grupo de trabalho coletivo, constituído por formadores de professores passe a trabalhar de forma colaborativa? De que modo experiências como essa podem melhorar a ação docente nos cursos de graduação, em particular, nos cursos de Licenciatura em Matemática? Neste artigo, apresentamos fundamentos teóricos da pesquisa e a análise de dados, destacando: relação pessoal entre integrantes do grupo, índice de participação, aspectos referentes à liderança e formas de relacionamento, problemas enfrentados pelo grupo pela falta de conhecimento sobre um determinado assunto, as atitudes conjuntas tomadas pelo grupo e, finalmente, a avaliação dos participantes.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i31.8646724
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